TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atração E Retenção De Talentos Humanos Como Estratégia Organizacional

Trabalho Universitário: Atração E Retenção De Talentos Humanos Como Estratégia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  8.009 Palavras (33 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 33

RESUMO

A atração e a retenção de profissionais com talentos específicos no ramo metalúrgico, especificamente na empresa Eprom Manutenção em Equipamentos e Peças Ltda., é o objetivo deste trabalho. O trabalho manual e braçal vem sendo desprezado e substituído pela tecnologia. Vale lembrar, que ela ainda não conseguiu alcançar todos os setores, não fazendo insubstituível o trabalho humano. A maior dificuldade da Eprom é a criação de novas gerações de trabalhadores no seu segmento, por ser um trabalho insalubre e de grande desgaste físico.

Geralmente a formação de novos profissionais no setor, surge através das pessoas de baixa escolaridade, sendo também um agravante, pois essas pessoas geralmente se interessam pela profissionalização de sua função, cabendo à empresa dar incentivo motivacional para seus talentos.

Em momentos de crise, somos alertados para a necessidade de se trabalhar os recursos humanos e suas potencialidades e principalmente, no ápice da crise, tendemos a sair da zona de conforto. No final do ano de 2008, os reflexos da crise financeira mundial, afetaram diretamente no setor metalúrgico brasileiro que por sua vez se viu obrigado a reduzir e abrir mão de sua mão-de-obra especializada. Os momentos de crise se vão e traz consigo a discussão e a preocupação de atrair e reter os referidos profissionais.

Levantamentos bibliográficos foram realizados, dentre eles as normas internas da empresa, visando identificar suas principais práticas e ações adotadas no que dizem respeito a atrair e reter bons profissionais. Os resultados apresentados mostram que a especialização é fundamental e que a empresa, para retê-los, deve difundir e dar incentivos aqueles que, na prática, são competentes no que fazem e na primeira oportunidade saem em busca de novas colocações. Muitos já perceberam seu valor no mercado de trabalho e se colocam disponíveis.

Palavras Chaves: Retenção, Zona de Conforto, Difundir, Incentivar, Inovar.

LISTA DE FIGURA

Figura 1: Desempenho do cargo 24

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: Homens / mulheres 31

Gráfico 2: Faixa etária 32

Gráfico 3: Escolaridade 32

Gráfico 4: Estado civil 33

Gráfico 5: Funcionários que os filhos dependem de ajuda financeira 33

Gráfico 6: Tempo de serviço na empresa 34

Gráfico 7: Aposentados que trabalham na empresa 34

Gráfico 8: Faixa salarial 35

Gráfico 9: Você se considera um profissional talentoso 36

Gráfico 10: Você incentivaria seu filho a dar continuidade na sua profissão? 37

Gráfico 11: A Eprom vem buscando melhorias para atrais novos talentos? 38

Gráfico 12: Nota de 0 a 10 para sua satisfação em trabalhar na Eprom. 39

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 11

2 JUSTIFICATIVA 12

3 PROPOSTA DA PESQUISA 13

4 OBJETIVOS 14

4.1 Objetivo geral 14

4.2 Objetivos específicos 14

5 METODOLOGIA 15

6 REFERENCIAL TEÓRICO 17

6.1 Influência no gerenciamento de pessoas 18

6.2 Estratégias e táticas de atração e retenção de pessoas 20

7 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 29

8 RESULTADO DA PESQUISA E ANÁLISE DOS DADOS SOBRE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NA EPROM 31

9 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 40

REFERÊNCIAS 42

APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO 44

1 INTRODUÇÃO

No MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias, evidenciou-se que é imprescindível que se dê espaço e oportunidades para a formação e desenvolvimento dos funcionários. Havendo respeito, treinamentos, capacitação e o correto fiel Bach, os profissionais se desenvolvem, crescem e tornam-se altamente competentes.

Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Atração e Retenção de talentos como estratégia organizacional e o propósito é apontar as melhorias a serem implantadas e redefinidas a partir do mapeamento dos principais gargalos existentes.

A nova economia trouxe ao mundo grandes mudanças a serem vivenciadas pela população e devem ser enfrentadas com maturidade e destaque frente aos demais.

Diante deste avanço econômico que possui grande impacto na vida das pessoas e organizações, citaremos no trabalho a seguir como a Atração e Retenção de talentos e suas aplicações podem positivamente melhorar a qualidade de vida dos colaboradores aumentando sua produtividade e consequentemente trazendo resultados satisfatórios para a EPROM.

Os colaboradores devem ser bem direcionados dentro das empresas, acompanhando de perto seus resultados, fatos que fazem a diferença no processo do desenvolvimento de suas tarefas.

A partir da pesquisa exploratória, esperamos mensurar as principais falhas e apontar possíveis melhorias.

2 JUSTIFICATIVA

No ramo metalúrgico, o crescimento do mercado interno e externo está sempre em ascensão, trazendo consigo a necessidade de desenvolver mão-de-obra qualificada garantindo assim a continuidade dos produtos e também a garantia de novos projetos.

As evidências acima, levaram-nos a realizar um trabalho onde se mostrou que as pessoas são o diferencial das empresas, pois são elas que fazem as coisas acontecerem.

Desde a fundação da Eprom, pelo estudo realizado, o processo de atração e manutenção de pessoas é deficiente por se aproximar de modelos padronizados de função. Por se tratar de uma mão-de-obra diferenciada, ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com