TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RETENÇÃO DE TALENTOS

Exames: RETENÇÃO DE TALENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 5

RETENÇÃO DE TALENTOS

Um dos temas mais discutidos em conferências de RH é como as empresas podem vencer a “guerra pelo talento” que está assolando o mundo. Pesquisas recentes constatam ainda que a atração e retenção de talentos é a maior preocupação de mais de 60% dos empregadores. O relatório Unified HCM and Talent Technology Survey Report 2011, da Deloitte, afirma que “quase dois terços dos executivos entrevistados identificaram a retenção de talentos entre seus três maiores desafios empresariais”. Isto é, certamente, um motivo de preocupação, pois, no mundo dos negócios, a retenção dos melhores funcionários significa vantagem competitiva financeira.

As empresas têm tentado de tudo, desde oferecer diversos serviços e benefícios internos adicionais, como academias e restaurantes na própria empresa ou seguro saúde, até disponibilizar atraentes esquemas de remuneração variáveis, incluindo acesso a ações da empresa. Estas estratégias tradicionais de retenção às vezes incluem a avaliação do potencial do funcionário em questão, para em seguida ajustar o nível de investimento nele diante do impacto previsto para a empresa.

Mas, mesmo assim, funcionários talentosos continuam deixando as empresas, seja para trabalhar na concorrência, ou para abrir seu próprio negócio.

Caroline Miller, fundadora do “headtohead”, uma empresa líder de busca de executivos e de relações públicas, em Genebra, confirma: “Funcionários de alto potencial são aqueles que ainda se movem, mesmo em tempos de crise econômica. Eles estão dispostos a aceitar um novo desafio e a largar sua zona de conforto, basta a gente fazer com que eles sonhem de novo!”

Então, o que está acontecendo de errado com nossas abordagens atuais?

A questão do “sonho” é importante em relação à retenção de funcionários talentosos. Claro, é muito mais fácil fazer as pessoas sonharem do lado de fora, pois, como todos sabem, a grama do vizinho é sempre mais verde.

Propiciar um sonho aos funcionários, mesmo que eles estejam cientes das falhas da empresa, pode ser um desafio complicado, mas é certamente possível. Exige das organizações certa maturidade além da declarada missão-visão-valores – onde o DNA da empresa permite que os talentos realmente acreditem que seus sonhos são possibilidades reais.

Podemos tentar administrar essas promessas da companhia ao afastar certos “assassinos de sonhos”, como:

1. Pessoas venenosas: Em cada organização, há pessoas cujo comportamento envenena o DNA da empresa. Por exemplo, elas podem agir ou pedir para os outros agirem de forma antiética ou violar sistematicamente o código de conduta da empresa. Consequentemente, isso pode provocar a demissão dessas pessoas desalinhadas, independentemente de seu nível hierárquico. Como podemos esperar que as raízes do funcionário talentoso fossem profundas em campos envenenados?

2. Mudança mal implementada: Toda mudança que as empresas adotam, dependendo de como é realizada, injeta mensagens subliminares. Por exemplo, a reestruturação em grande escala: funcionários vão observar a forma como é comunicado, e a forma como aqueles que são despedidos ou transferidos são tratados. Quando a confiança na liderança é abalada, entendemos por que os grandes talentos se comportam como mercenários.

3. Reputação manchada da empresa: Nos últimos anos temos visto inúmeras polêmicas nos setores financeiro, bancário e petrolífero. Certamente seria melhor se não acontecessem, mas uma vez que tenha acontecido, negar ou minimizar não é uma boa opção em termos comunicativos. O impacto transcende a imagem da empresa: quantos funcionários antes tinham orgulho e agora têm vergonha da empresa? Será que eles realmente querem permanecer depois disso?

4.Falta de um aprendizado contínuo: Quando as pessoas param de aprender, ou de querer aprender, é provável que tenham abandonado seus sonhos. Assim, o corte integral da verba para treinamento durante momentos difíceis transmite uma péssima mensagem. Um indicador interessante para os diretores de aprendizagem é a medição do percentual de funcionários que estão ativamente envolvidos em algum programa de treinamento em qualquer momento do ano. Como as empresas transformarão sonhos em realidade sem uma aprendizagem contínua?

Embora a combinação de tudo que já foi mencionado possa ajudar na retenção de talentos, não há nenhuma varinha mágica – estas medidas podem não ser suficientes. Talvez porque o que os tornou tão talentosos é a paixão pela excelência, e eles vão fugir de um ambiente claustrofóbico assim que perceberem um empecilho ao seu crescimento.

Há também inúmeros motivos, além do controle de uma empresa, que levam funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com