TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 2 - Teoria Geral Da Administração

Monografias: Capítulo 2 - Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  3.578 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria geral da administração – Idalberto Chiavenatto

Capítulo 2 – Antecedentes Históricos da Administração

Questões:

1- Por que razões algumas empresas são admiradas, enquanto outras são odiadas?

R – Pelo sistema administrativo que estas empresas adotam. Enquanto as mais admiradas são classificadas por 9 atributos (qualidade geral da administração, qualidade dos produtos e serviços, criatividade e inovação, valor como um investimento a longo prazo, força financeira, responsabilidade social diante da comunidade e do ambiente, uso amplo dos corporativos, capacidade de atrair e manter pessoas talentosas e papel eficaz na globalização dos negócios), as mais “odiadas” focam suas atividades no lucro a qualquer custo.

As mais admiradas demonstram preocupação com todos os aspectos da empresa, priorizando bem estar dos funcionários (acertadamente, uma vez que um funcionário feliz produz mais e melhor), aspectos sociais e ambientais (não era assim no passado, mas a sustentabilidade está em alta e a empresa que não se enquadra não obtém ISO, por exemplo), mantém bons profissionais para estar presente no mercado com produtos destacados pela inovação e qualidade, gerando assim uma empresa forte e, consequentemente, rentável.

Um bom exemplo das mais odiadas são os bancos comerciais: tentam demonstrar uma imagem de “cordeiro”, apresentando “ótimas soluções” em produtos e serviços ao cliente, quando na verdade seu único objetivo é superar seus próprios recordes de lucro, estipulando aos seus funcionários e colaboradores metas absurdas e abusando do assédio moral para que sejam cumpridas.

2 – Por que as empresas mais admiradas constituem um excelente lugar para se trabalhar?

R – Como citado no item anterior, um funcionário hábil e capaz tem futuro promissor e o merecido reconhecimento nas empresas mais admiradas, pois as empresas sabem valorizar esses atributos. As grandes empresas comumente oferecem bons salários, convênios médico e odontológico, boa parte delas oferece participação nos lucros do resultado (PLR) e vale alimentação/refeição, além do vale transporte. Vale lembrar que a carreira profissional pode alavancar-se demasiadamente rápida caso o funcionário demostre grande habilidade nas diversas áreas negociais e pessoais de interesse da empresa.

3 – As empresas mais admiradas são necessariamente as maiores empresas? Explique.

R – Todas as empresas citadas no texto são grandes, quase todas multinacionais, mas não creio que o tamanho da empresa a torne mais admirada... Todas essas empresas começaram pequenas e pela competência de seus administradores tornaram-se gigante nos negócios. Pode-se afirmar que qualquer empresa pode se tornar assim, dependendo exclusivamente de seus administradores.

4 – Se você fosse um dirigente, o que você faria para aumentar o grau de admiração da sua empresa?

R – Vários fatores precisam estar em sintonia para se alcançar admiração numa empresa: considerando que a empresa já tenha uma definição (produto ou linha de produtos bem definida), começaria atuando paralelamente em pessoas e produto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com