TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 3 - Teoria Da Criação Do Conhecimento Organizacional.

Monografias: Capítulo 3 - Teoria Da Criação Do Conhecimento Organizacional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  1.188 Visualizações

Página 1 de 10

1. Resumo

Orientações para a atividade:

Aqui você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as questões de verificação da aprendizagem.

Você tem alguns recursos à sua disposição:

Se quiser imprimir o resumo, clique no botão “imprimir”.

Ao terminar a leitura, clique em “avançar” para fazer a próxima atividade.

Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.

Capítulo 3 – Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.

Conforme começamos a estudar na unidade anterior, a criação do conhecimento está na interação entre conhecimentos tácito e conhecimento explícito. Lembramos que o conhecimento tácito é pessoal, ligado ao contexto, à experiência do indivíduo e suas crenças. Lidar com o conhecimento tácito é um grande desafio. Imagine um bom funcionário prestes a se aposentar. É possível que o conhecimento acumulado ao longo de uma vida na empresa se perca quando de seu afastamento. Essa é uma das tônicas da Gestão do Conhecimento: reter o conhecimento de funcionários que se afastam ou se aposentam.

O conhecimento tácito é tão importante que não à toa freqüentemente representantes de companhias que lidam com informação falam em seus discursos que seus funcionários são o seu maior ativo, isto é, a maior riqueza de suas organizações estaria no conhecimento tácito, traduzido em idéias, julgamentos, talentos individuais e coletivos, relacionamentos, perspectivas e conceitos, armazenado na mente das pessoas ou inserido em produtos, serviços e sistemas. Apresentamos a seguir o modelo de criação de conhecimento SECI ou espiral do conhecimento, proposto por Nonaka e Takeushi, autores de nosso livro texto.

S - Socialização: Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Tácito

A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática. Socialização está associada a aprender pelo exemplo e a aprender fazendo.

O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro indivíduo. A mera transferência de informações muitas vezes fará pouco sentido se estiver desligada das emoções associadas e dos contextos específicos nos quais as experiências compartilhadas estão embutidas. Vimos na unidade anterior anterior como o engenheiro compreendeu o método de sovar pão do mestre padeiro (tinha que torcer a massa, não bastava esticar). Outro exemplo que podemos citar é o desenvolvimento de periféricos de computador para deficientes físicos. Muitas vezes impedidos de se comunicar, o projetista deve observar atentamente a forma como o deficiente utiliza teclados e mouse e assim começar a desenvolver seu protótipo de mouse ou teclado adaptado (lembrar porém que ao redigir ou desenhar o projeto, já estará em outra forma de conversão, a externalização). Outro exemplo é quando as empresas de automóveis trabalham com “clínicas conceituais” onde coletam impressões dos clientes e especialistas dos novos protótipos de veículos ou procuram de forma indireta descobrir os anseios de consumo dos clientes.

E - Externalização: Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Explícito

A externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos. Pode ser definido também como um processo de criação do conceito, na medida em que o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de conceitos, imagens ou representações por modelos e desenhos.

Dentre os quatro modos de conversão do conhecimento, a externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito de forma eficiente e eficaz usamos sequencialmente a metáfora, analogia e modelo. Essas idéias serão retomadas na próxima unidade. Um exemplo de Externalização simples que podemos imaginar é ação de um inspetor de segurança encarregado de examinar as instalações e atitudes dos funcionários de uma fábrica. Primeiro ele se mistura aos funcionários, aprende suas atitudes e comportamento (Socialização), depois redige um relatório de melhorias para elevar a segurança do local (Externalização).

C - Combinação: Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Explícito

A combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento pré-existente. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. Os indivíduos trocam e combinam conceitos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação e da categorização do conhecimento explícito (como realizado em bancos de dados de computadores) pode levar a novos conhecimentos. Um exemplo de Combinação é a educação formal, neste curso. Pense como você assiste as webaulas, lê os artigos e discute no fórum o que entendeu com seus colegas para produzir as avaliações de aprendizagem. Nesse ambiente aberto ao debate ocorre a Combinação de conceitos. Na indústria, há inúmeros exemplos de evolução e aperfeiçoamento de produtos que ocorrem por meio de discussões internas entre os departamentos. Nonaka e Takeuchi (autores do livro texto), entendem que ocorre Combinação quando administradores intermediários decompõem um conceito geral como a visão corporativa da empresa em um conceito de negócios ou produto. Citam o exemplo da cerveja cujo lema do fabricante era “Asahi para pessoas vivas” e que inspirou o desenvolvimento de uma nova categoria de cerveja com mais “sabor e intensidade”, reafirmando a marca. Esse tema será retomado nas unidades 4 e 5.

I – Internalização: Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Tácito

Internalização é o processo de incorporação do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com