TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento Organizacional

Dissertações: Teoria Do Conhecimento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  885 Visualizações

Aula tema 3 – Teoria do Conhecimento Organizacional – Atividade de Autodesenvolvimento

As empresas desenvolvem seu conhecimento através de seus colaboradores, desde os funcionários mais simples aos de cargos mais elevados. O conhecimento tácito (aquele que o individuo adquiriu durante a vida) são os mais importantes para a criação de conhecimento nas organizações.

Porém é justamente nos processos internos de gestão de pessoas que as empresas pecam, na falta de política de recursos humanos, falta de motivação, capacitação dos funcionários, falta de percepção da organização sobre o quanto os funcionários sentem prazer ou não nas atividades que realizam.

As empresas estão preocupadas em visar lucros, produzir, vender, mas não reconhecem que os colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso e diferencial da organização. Pessoas são grandes fontes de informações e cabe à empresa lapidar e transformar essas pessoas, torná-las capazes de produzirem dados e informações para que conseqüentemente seja gerado conhecimento e alcance do sucesso.

Além dos fatores internos, outros fatores devem ser considerados para analisar a dificuldade que as empresas possuem em gerar conhecimentos por meio de seus funcionários, por exemplo, questões externas às empresas (política, economia, cultura, tecnologia), são variáveis que influenciam o contexto organizacional, fazendo com que muitas vezes tenha impacto no desenvolvimento de pessoas e geração de conhecimento.

• REFERÊNCIAS

<http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/fique_por_dentro/131003-rh_entrevista_gc.shtm>.

<http://www.sebrae.com.br/uf/piaui/cartilha_gestao_de_conhecimento.pdf>

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bookman, 2009, v.1.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com