TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica do projeto técnico em relação ao projeto

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho

artístico.

R: Desenho Técnico – deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como descreve determinado objeto.

Desenho Livre – pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto, além de poder mostrar sentimentos.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R: Os modos mais usados são as representações em vistas e em perspectiva, sendo ambas de extrema importância na descrição de um objeto, contendo particularidades que as recomendam em situações deferentes, consoante a mensagem a transmitir e o leitor a que se destinam.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é

necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de

cada país.

R: Para se evitar conflitos de normas de organismos nacionais e internacionais, como por exemplo Euro-Normas(EN), ANSI do continente americano, IPQ de Portugal que produz normas com o prefixo NP, BSI da Inglaterra que produz normas com o prefixo BS e a DIN da Alemanha, todos os países e organizações se baseiam, em primeira instância, as normas ISO ( International Organization for Standardization), podendo haver em aspectos específicos comparações entre a ISO e a NP.

Passo 3

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

R: A utilização de escrita normalizada tem como objetivo básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R: Os tipos de linhas utilizadas para representar as arestas são: Tipo A2 para aresta visível, Tipo E2 e F2 para aresta invisível.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com

equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de

desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a

desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R: Apesar da utilização crescente de programas como o CAD 3D, o desenho feito em papel é muito importante, pois podemos fazer apenas um esboço ou croqui de uma peça, por exemplo, e podemos modificar várias vezes, sem passar por algum programa, ou seja, no papel é colocado a idéia inicial do desenho ou projeto, permitindo assim a visão de muitos detalhes importantes

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução

normalizadas nos desenhos técnicos.

R: Redução – deve ser usado quando a dimensão do objeto no desenho é menor que sua dimensão real, escala 1:X com o X >1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com