TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas E Necessiades Das Criancas

Ensaios: Caracteristicas E Necessiades Das Criancas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Características e necessidades de crianças 4 a 6 anos.

Nos primeiros anos as crianças não são capazes de assumir seus atos e decisões, porém é entre 4 e 6 anos que elas formam seus conceitos básicos que com certeza iram influencia-las pelo resto de suas vidas.

Características.

Físicas: crianças desta idade estão normalmente cheias de energia e não se acomodam no mesmo lugar por mais que alguns minutos; normalmente em aspectos físicos as meninas estão mais adiantadas que os meninos.

Mentais: são participativas e sempre estão afim de aprender, por terem acabado de chegar têm muitas curiosidades sobre o mundo e a vida e o “por quê ¿” é usado o tempo todo; são incapazes nesta idade de intender conceitos abstratos; tem dificuldades para concentrar-se em pequenos detalhes; possuem apenas uma compreensão limitada do tempo, espaço e números.

Emocionais: possuem sentimentos e medos intensos; querem sempre ser o centro das atenções; tem dificuldades em lhe dar com mudanças.

Sociais: gostam de brincas com outras crianças; nesta fase elas já estão dispostas a compartilhar seus brinquedos e comidas, ensina-las a ter este tipo de atitude é muito importante, pois facilmente irritam-se mas são capazes de ouvir raciocinar.

Espirituais: tem uma confiança simples em um Deus pessoal e creem fortemente na oração nos anjos e no cuidado de Deus; consegue fazer distinção do certo e do errado e julgam a gravidade do erro a partir da punição; tem muitos questionamentos sobre religião e morte; compreendem a confissão, restituição e pecado.

Suprindo necessidades emocionais e sociais.

As crianças precisam sentir-se seguras e amadas. Precisam de liberdade para errar e para aprender sem temor de serem ridicularizadas.

As crianças trabalham melhor em grupos de 4 ou 5 crianças, precisam partilhar seus sentimentos e atitudes e saber que são aceitas e ouvidas. Necessitam de orientação em suas decisões.

3

Características e necessidades de crianças de 7 a 9 anos.

Nesta idade a criança tem uma personalidade vibrante e curiosa. Cada umas dessas idades (7,8 e 9), tem suas características e necessidades, não há dois anos idênticos, porem há traços comuns a todos eles.

Características.

Mentais: estão aprendendo a raciocinar, é preciso ajuda-los a a ajudar os problemas mas sem dar tudo mastigado a elas. O período de atenção já é maior que o das crianças de 0 a 6 anos. Aos 7 anos já leem ou estão aprendendo a ler, gostam de fatos reais e fantasias e conseguem diferenciar um do outro, sua capacidade e expressão é limitada, mas tem boa memoria. Não é bom que uma criança desta idade seja forçada a fazer algo. Se algo lhe for prometido e não cumprido esta criança deduzira que quem lhe fez a promessa é um mentiroso. Aos 8 anos, gostam de ler e aprender, são curiosas e gostam de perguntar. Aos 9 anos, gostam de expor suas ideias discutir e opinar. São mais descontraídos, e gostam de ser desafiados.

Físicas: músculos menores estão de desenvolvendo vagarosamente. Crianças desta idade tendem a se cansar rápido quando tem que executar tarefas muitas detalhadas. Aos 9 nos sua coordenação motora esta quase pronta, mas não perfeita.

Sociais: necessitam de companhia, respeitam autoridade e são cooperativos; São egocêntricos e é comum que não se deem muito bem com sexo oposto. Aos 9 ano desejam amizades solidas.

Emocionais: por serem ainda imaturas, suas atitudes são imprevisíveis. Se desanimam com a mesma velocidade que se animam a fazer algo. Rebelam-se com exigências pessoais. Aos 7 anos dependem muito do ambiente, pois isto é que determinara o aprendizado. Aos 8 anos criam seu próprio ambiente e fazem com que os outros dependam deles. Aos nove anos são capazes de cooperar para manutenção de um bom ambiente.

4

Características e necessidades de crianças de 10 a 12 anos.

As crianças de 10 a 12 anos iniciam o processo de ter consciência de que estão perto de não serem mais crianças, apesar de seu cérebro ainda pensar como uma.

O físico de uma criança desta idade passa a ser aos poucos o de um adulto. Assim é normal que sejam meio desajeitadas. Atravessam um período no qual estão entrando na etapa das operações formais.

A criança começa a realizar operações e conceitos de maior complexidade. No nível emocional ou afetivo, inicia a etapa genital do desenvolvimento psicossexual, com o qual se entra na adolescência. A criança começara a fazer um duelo pela infância que esta perdendo e começara a se preocupar em criar sua própria identidade.

A participação da família nesta idade é muito importante para que o trabalho feito pelos pais nos anos anteriores não seja perdido em meses.

5

Ritmo

É a qualidade física explicada por um encadeamento de tempo, dinâmico-energético, uma mudança de tensão e repouso, enfim, uma variação regular de repetições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com