TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH em crianças do ensino primário e o conhecimento de seus professores sobre as características comportamentais e emocionais desta desordem

Tese: TDAH em crianças do ensino primário e o conhecimento de seus professores sobre as características comportamentais e emocionais desta desordem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 13

O TDAH em Crianças de Ensino Fundamental e o Conhecimento de seus Professores Acerca das Características Comportamentais e Emocionais desse Transtorno

1.0 INTRODUÇÃO

O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade é conhecido há aproximadamente cem anos, contudo, sua caracterização clínica não está finalizada. Em 1902, o médico inglês, G. Still descreveu pela primeira vez as características desse transtorno, desde então denominado de Disfunção Cerebral Mínima, passando posteriormente a ser chamado de Hipercinesia ou Hipercinese. Logo a seguir, Hiperatividade, nome que ficou mais conhecido e perdurou por mais tempo. Em 1987, passou a ser chamado de Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), segundo a quarta Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV), da Associação Americana de Psiquiatria (APA).

Segundo Silvares (2000), esse transtorno envolve a apresentação de níveis acima da média de desatenção, impulsividade e hiperatividade. É um transtorno de início precoce, ou seja, os sintomas geralmente se apresentam antes dos sete anos, e são notáveis na maioria dos ambientes como lar, escola e comunidade. O TDAH, afeta aproximadamente 3 a 5% de uma média de aproximadamente 3:1 a 5:1 (Barkley, 1990), e tende a ser crônico, sendo que 50% ou mais das crianças com TDAH continuarão a apresentar sintomatologia significativa na adolescência e idade adulta (Barkley, Fischer, Edelbrock e Smallish, 1990; Gittelman, Manuzza, Shenker e Bonagura, 1985; Weiss e Hechtman, 1993). Além disso, as crianças com esse transtorno têm um risco acima da média de apresentarem problemas educacionais, comportamentais e sócio-emocionais.

Muito se tem discutido a respeito da causa do TDAH. Estudiosos concordam que não há uma causa única, e sim uma combinação de fatores, em que dentre eles, a genética aparece como fator básico na determinação do aparecimento dos sintomas.

As crianças com TDAH, possuem características que as diferenciam de outras. Na escola, a criança comumente se torna um estorvo a mais numa classe já tumultuada. E, provavelmente, não só deixará de receber atenção adequada, como também será marginalizada pelos colegas, educadores e pais dos seus colegas. Com a progressão do quadro, não é raro que a criança seja convidada a se retirar da escola e que, ao ingressar em outra, o ciclo se repita. Neste quadro, notamos que a formação dos educadores brasileiros pode ser deficitária e, em função disso, a maioria deles possivelmente, não está preparada para diagnosticar e/ou encaminhar adequadamente as crianças com o TDAH.

Com isso, este projeto de pesquisa, tem a finalidade de conhecer teoricamente as características comportamentais e emocionais dessas crianças, discorrendo sobre essas no decorrer desse trabalho, e ainda avaliar o nível de conhecimento de seus professores acerca das características do TDAH, pois será que estes professores possuem algum conhecimento sobre o assunto? Se possuem, qual a capacidade destes de identificar uma criança com TDAH?

É de suma importância, para os educadores, possuírem esse conhecimento, pois avaliações errôneas sobre o comportamento de crianças com TDAH são feitas freqüentemente, havendo uma grande rotulação dos alunos.

2.0 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

 Conhecer teoricamente as alterações comportamentais e emocionais de uma criança com TDAH.

 Avaliar o nível de conhecimento dos professores de Ensino Fundamental a respeito dessas alterações.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Definir TDAH, descrevendo as suas principais características e possíveis causas.

 Entrevistar professores do Ensino Fundamental da rede pública e privada, constatando, o nível de conhecimento destes, acerca do assunto pesquisado.

 Examinar a capacidade desses professores de reconhecer um possível caso de TDAH em sala de aula.

3.0 JUSTIFICATIVA

Tenho como primeira justificativa a esse projeto, a busca de conhecimento sobre o assunto tratado, visto que este é freqüentemente encontrado em escolas e clínicas psicológicas. Segundo bibliografia lida, o TDAH, atinge de 3% a 6% de crianças de todo o mundo, e é muitas vezes o responsável pelo baixo rendimento escolar, que ocasiona repetência e problemas sérios de aprendizagem. Tenho ainda, a curiosidade em pesquisar o nível de conhecimento dos profissionais da educação, que lidam diretamente com a criança, acerca do tema proposto, e como eles estão identificando e lidando, dentro da sala de aula, com possíveis casos de TDAH, pois pode-se observar que muitas crianças são rotuladas de “endiabradas” e ” sem educação” por seus professores, que ao contrário disso, são crianças que possuem limitações e necessitam de um acompanhamento especial para a realização de atividades.

A nível acadêmico, justifico-me por esse projeto, a intenção de participar de propostas extracurriculares, especificamente na área da qual sou monitora, disciplina de PEPA, visto que essas propostas representam um papel de suma importância para a formação do aluno, levando a um amadurecimento pessoal e profissional, o que é muito desejoso e esperado.

4.0 DESENVOLVIMENTO

4.1 ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS

O TDAH é caracterizado por uma série de sintomas nem sempre claros e facilmente distinguíveis de outras patologias. “A característica essencial do TDAH é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais frequente e severo do que aquele tipicamente observado em nível equivalente de desenvolvimento” (APA 1994, p.7). Este padrão, aparece em pelo menos dois contextos diferentes do cotidiano da criança (exemplo: na escola e em casa), com evidência clara de interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional. Na escola, há um comprometimento no desempenho, dificultando as relações interpessoais e provocando baixa auto-estima com o passar do tempo.

Segundo Ênio Roberto de Andrade (1999), o TDAH é uma síndrome, um quadro caracterizado basicamente por distração e inquietação na criança ou adolescente, dificuldade com o controle inibitório manifestada por impulsividade comportamental e cognitiva. É relativamente frequente e está presente em todas as áreas do mundo. Ocorre mais com o sexo masculino, numa proporção variável de 4:1 a 9:1, dependendo da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com