TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização E Análise Da Gestão Da Armazenagem

Pesquisas Acadêmicas: Caracterização E Análise Da Gestão Da Armazenagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 11

Caracterização e análise da gestão da armazenagem em uma fábrica de papel da região metropolitana de Belém

Edgard Olyntho Contente Neto (CESUPA) edcontente@hotmail.com

Kevin Nunes Ortiz (CESUPA) kevin2307@hotmail.com

Marcelo Braga de Oliveira (CESUPA) marcelo_brol18@hotmail.com

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as características e analise com propostas de melhorias na gestão de armazenagem, com foco no estoque de produtos acabados e semi- acabados em uma empresa da grande Belém. Com o mundo globalizado de hoje, as organizações precisam sempre estar na frente uma das outras, por isso a logística é uma vantagem competitiva de muitas empresas. Se a empresa tem sua cadeia de suprimentos integrada, o fornecedor estará suprindo a empresa de acordo com o que foi requerido,por isso gestão da armazenagem também é importante, pois envolve muitas atividades dentro da empresa como: compras, estoque,embalagem,unitização,conteinerização,software WMS. Neste sentido, a área de estoque, é oportunidade para a otimização do espaço físico e melhoria da armazenagem.

Palavras-Chaves: Compras; Estoque; Unitização; Software WMS.

1-Introdução

A logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes (BALLOU, 2006).

Como a logística envolve a integração de informações,

transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais, o grande desafio está em gerenciar o trabalho a essas áreas funcionais de maneira orquestrada, com o objetivo de gerar a capacidade necessária ao atendimento das exigências logísticas (BOWERSOX& CLOSS, 2001).

A armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais. (MOURA, 1997).

O objetivo do trabalho é caracterizar e analisar a gestão da armazenagem em relação: compras, estoque, embalagem, uitização, conteinerização, movimentação de materiais e softwares WMS.

O objeto de estudo foi a disposição das bobinas em seu estoque que foi feita de forma aleatória, não levando em consideração a degradação devido ao tempo, e também, com o mau aproveitamento de espaço para armazená-las, estas foram estocadas junto da máquina de papel.

Este mau aproveitamento do espaço para a armazenagem regular de seus produtos poderá implicar em riscos de avarias, devido aos produtos estarem sendo armazenados próximos a área de movimentação das empilhadeiras e riscos de acidentes de trabalho já que a movimentação dos funcionários estava sendo feita pela rua por onde as empilhadeiras trafegam.

2-Metodologia

Primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de: compras, estoque, embalagem, unitização, conteinerização e software WMS. Em seguida foram coletados dados a respeito da utilização destes temas dentro da empresa.

Após feito isso, foi realizada a análise dos

problemas encontrados e feito propostas de melhoria para os problemas observados no contexto da empresa. E por fim foram sugeridas mudanças para que pudesse ser otimizado a sua movimentação interna e melhor aproveitamento do estoque, usando técnicas de gerencia de estoque como ruas, numero, andar e apartamentos.

3- A empresa

Fundada em 1959, ainda com o nome de INPAL, a FACEPA iniciava sua produção na cidade de Belém (PA) com papéis estiva para embalagens. Essa modesta fábrica, por sempre preservar a qualidade, aos poucos foi conquistando o mercado, modernizando sua linha de produção, diversificando e atualizando-se . Com uma postura empresarial séria e dinâmica, em pouco tempo ganhou destaque nacional, ascendendo ao patamar de uma das maiores indústrias do setor no Brasil. Seus produtos têm liderança absoluta no mercado norte - nordeste e o seu papel de destaque transpassa o nosso próprio país, exportando para o MERCOSUL, Caribe e outros países.

4- Gestão da Armazenagem

4.1- Compras

Para Viana (2002), a atividade compras tem por finalidade suprir as necessidades da empresa mediante a aquisição de materiais e/ou serviços, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.

Segundo Arnold (1999), o departamento de compras tem a responsabilidade principal de localizar fontes adequadas de suprimentos e de negociar preços. O insumo vindo de outros departamentos é necessário para a busca e a avaliação das fontes de suprimento, auxiliando também o

departamento de compras na negociação dos preços. Nesse sentido, a compra é de responsabilidade de todos.

A área de compras da FACEPA S/A atua da seguinte forma:

1. Primeiramente, é gerada uma ordem de compra por parte de qualquer setor da empresa, esta ordem de compra contém a numeração do produto a ser comprado, sendo inserido no software Datasul EMs;

2. Após ter sido inserido no software, é aberta a cotação de preços para obtenção do menor valor;

3. Em seguida esta ordem de compra é encaminhada para a diretoria para receber ou não aprovação de compra;

4. Se a ordem for aprovada pela diretoria, ela é reintroduzida no software para a finalização e emissão do pedido de compra.

4.2-Estoque

De acordo com Arnold (1999), os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção. Todas as empresas e instituições precisam manter estoques. Freqüentemente, os estoques constituem uma parte substancial dos ativos totais.

Os estoques da FACEPA S/A se resumem em três grupos e subgrupos:

-Estoques físicos: São aqueles que estão presentes no estoque da matriz em Belém.

Este inventário físico consiste em tudo o que é produzido pela FACEPA S/A e as devoluções que podem ocorrer.

Estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com