TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Socioinstitucional

Casos: Caracterização Socioinstitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO – UNOPAR

SERVIÇO SOCIAL

MARIA APARECIDA DE MELO SANTOS ANTUNES

RELATÓRIO DE ESTÀGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Associação Viva a Vida

Salvador

2013

MARIA APARECIDA DE MELO SANTOS ANTUNES

RELATÓRIO DE ESTÀGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

ASSOCIACÃO VIVA A VIDA

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I do curso de graduação em Serviço Social, da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora Acadêmica: Rita de Cássia Falcão da Costa.

Supervisora de Campo : Évilin Salles de Morais

Professor (a) Orientador: Adarly Rosana Moreira Goes

Salvador

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

1. DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

1.1 ASSOCIAÇÃO VIVA A VIDA.......................................................................04

CONCLUSÃO....................................................................................................09

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente conteúdo de caracterização institucional do relatório do estágio curricular obrigatório, tem em seu objetivo pontuar as observações e desenvolvimentos adquiridos no interim do estágio no qual se refere a 150 horas comprometidas com Associação Viva a Vida. Relatando e identificando o âmbito da instituição e toda sua trajetória , suas responsabilidades e compromisso desde sua fundação até os dias atuais, bem como seu espaço organizacional, gestores, voluntários, parcerias e principalmente os beneficiários , salientando as políticas públicas envolvidas em cada projeto da instituição que se configura nas mudanças sociais , através de proteção social básica e na capacitação e maturidade das escolhas , considerando irrelevantes raça , gênero etnia, idade , deficiência etc.

Enfatizando também as técnicas utilizadas pelo profissional do serviço social, e com o apoio dos demais profissionais multidisciplinares, contribuindo com a teoria e a prática por meio da leitura da realidade de cada indivíduo, grupo, família inseridos na instituição, em que suas atividades são voltadas para medidas de prevenção contra qualquer tipo de drogas, bem como pós-tratamento dando–lhes suportes educativos, terapêuticos, psicológicos financeiro, tudo em prol de uma possível mudança de hábitos, mudança de vida.

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 ASSOCIAÇÃO VIVA A VIDA

A associação Viva a Vida é uma instituição que teve sua origem no início dos anos 2000 , e sua fundadora foi a dra Gisella hanley Santos , de origem britânico brasileira ,PHD em antropologia e dependência química , ainda em sua fase acadêmica desenvolveu uma pesquisa voltada para a eficácia dos tratamentos com dependentes químicos . A partir deste momento surgiu o desejo de trazer suas descobertas para a realidade vivenciada na época. Assim foi dado o primeiro passo para a existência da Associação. Considerando a situação sócio econômico da cidade de Camaçari e regiões adjacentes um tanto quanto vulnerável, iniciou-se o desenvolvimento de projetos de acordo ao perfil e demandas para dinamizar as potencialidades dos moradores, de forma a introduzir ações positivas e propositivas que possibilitassem uma vida mais amena diante das problemáticas enfrentadas.

Sua estrutura organizacional é composta de uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com suas respectivas atuações no âmbito institucional. Os coordenadores técnicos e educadores sociais são: Juracy Bahia, e Créssida Evans, conselheira consultiva, gisella Hanley Santos, coordenadora geral e assistente social Évilin Salles de Morais, auxiliar administrativo Ana Cristina, além dos multiplicadores Uiliam e Fabrício, e como diretora Luzinete Leite .

No ano de 2005, a Associação fundou a única residência do programa de reabilitação de drogas para meninos de rua e de baixa renda na região metropolitana de Salvador , pouco mais de um ano de existência a Associação Viva a Vida ficou reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho e recebeu um prêmio com um Diploma de Mérito pela Governamental Escritório de Anti Drogas ( SENAD ) . Três anos após foram encerradas as atividades , focando seus projetos em medidas de prevenção , e um serviço de pós tratamentos aos jovens da comunidade . A instituição tem como principal filosofia promover uma vida saudável de forma autônoma ou em comunidade, com apoio e orientações visando construir uma nova relação longe das dependências químicas,

Seu espaço físico contêm apenas um cômodo (uma sala ) alugado para fins administrativos , nas dependência de outra instituição por motivo de segurança . Localizada na Rua Novo Horizonte nº 88, no Bairro de Catu de Abrantes no Município de Camaçari, do Estado da Bahia. Conforme rege o Estatuto Social da Instituição em seu artigo 1º do capítulo 1, reza que a Associação Viva a Vida é uma associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com