TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Socioinstitucional

Artigos Científicos: Caracterização Socioinstitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1.CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO...........................................3

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO......................................................................3

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.......................................................................3

2. OBJETIVO INSTITUCIONAL...................................................................................4

2.1. NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS..................................................4

2.2. POLITICA SOCIAL................................................................................................5

2.3 RECURSOS FINANCEIROS..................................................................................6

3. ÂMBITO INSTITUCIONAL.......................................................................................7

3.1. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO................................................................7

3.2. PROCESSO DECISÓRIO.....................................................................................7

3.3. RELAÇÃO DEMANDA / COBERTURA DO ATENDIMENTO...............................8

3.4. SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO..................................................................8

3.5. COTIDIANO DO EXERCICIO PROFISSIONAL...................................................9

3.6. RELAÇÃO DE TRABALHO PROFISSIONAL COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS.......................................................................................................10

3.7. DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA............................................................................11

1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO.

1.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

No município de Madalena o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS foi criado no ano de 2006 com recursos provenientes de emenda parlamentar. Inicialmente, conhecido como casa da família, seu funcionamento ocorria num prédio alugado no centro da cidade, que era adaptado conforme as necessidades de atendimento da população. Posteriormente foi dado inicio a construção de um prédio próprio, com recursos advindos do PROARES e contrapartida do município para o funcionamento exclusivo dos serviços do CRAS, localizado na Rua José Homero Saraiva Câmara n° 120, Bairro Santa Terezinha. O mesmo foi entregue a população no dia 10 de dezembro de 2009, proporcionando instalações adequadas ao bom funcionamento dos serviços. Os serviços de proteção social básica da Política Nacional da Assistência Social são desenvolvidos continuamente no local, sendo de fácil acesso a população usuária possibilitando que a mesma acesse e conheça os seus direitos.

1.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS tem como missão oferecer, desenvolver e organizar a rede sócio-assistencial no território e os serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, atuando como principal porta de entrada do SUAS. Sendo o município de Madalena de pequeno porte, ou seja, CRAS tipo I é responsável por referenciar todo o território. Em sua atuação os serviços são realizados visando o desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos usuários, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

A equipe do CRAS conta com os seguintes profissionais: 01 Coordenadora; 02 Assistentes Sociais; 02 Psicólogos; 01 Recepcionista; 04 Técnicos de Nível Médio; 07 Orientadores Sociais; 02 Motoristas; 03 Auxiliares de Serviços Gerais e 04 Vigilantes. Tem uma estrutura adequada para o desenvolvimento dos projetos que compreende: 01 recepção; 01 sala de reunião; 01 sala de atendimento individual; 01 sala de coordenação; 01 sala de apoio dos técnicos de nível superior; 01 sala de apoio dos técnicos de nível cozinha e 04 banheiro.

O trabalho é dividido em dois grupos por conta que tem os que dão assistência as famílias da área rural que é a da equipe volante e os que ficam na zona urbana responsável pela assistência na cidade.

A finalidade desta instituição é desenvolver um conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo, com a missão de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consangüíneos, afetivos e/ou de solidariedade – que se constitui em um espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias, com o objetivo de proteger seus direitos, apoiá-las no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do reconhecimento do papel do Estado na proteção às famílias e aos seus membros mais vulneráveis.

Tal objetivo materializa-se a partir do desenvolvimento de ações de caráter “preventivo, protetivo e proativo”, reconhecendo as famílias e seus membros como sujeitos de direitos e tendo por foco as potencialidades e vulnerabilidades presentes no seu território de vivência.

2. OBJETIVO INSTITUCIONAL.

2.1. NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS.

O Objetivo é atuar junto às famílias e comunidades, visando à prevenção de situações de vulnerabilidades e risco social em todo território. Em busca de alcançar os objetivos ofertam-se: serviços de convivência para crianças, adolescentes e idosos; atividades grupais com gestantes e famílias.

A natureza dos programas, projetos e serviços desenvolvidos na instituição visa interligar as relações internas do grupo familiar e as relações deste com a comunidade, a sociedade e o Estado. A intervenção dos profissionais é arraigada no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com