TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos gêneros

Seminário: Características dos gêneros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Características dos gêneros textuais

Gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.

O conto é uma obra de ficção. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. O conto se define pela sua pequena extensão, tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax, ele é conciso. Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.

Fábula é um texto literário muito comum e versátil na literatura infantil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. Fabular quer dizer criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada é simples e tem como diferencial utilização de personagens animais com características, personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos. Durante a fábula é feita uma analogia entre a realidade humana e a situação vivida pelas personagens, com o objetivo de ensinar algo ou provar alguma verdade estabelecida (lição moral). O fato narrado é algo fantástico, não corriqueiro ou inusitado.

Nas Histórias em Quadrinhos, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem. Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda, isto é, um pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história. Existem diferentes tipos de balões (o balão é um elemento característico dos quadrinhos) que partem geralmente da boca das personagens, nos quais aparece a fala ou o pensamento delas. A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão. Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase. Há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopéias. O sinal de pontuação que costuma acompanhar as onomatopéias é o ponto de exclamação. As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humanas. Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo reconta.

A poesia traduz-se como um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com