TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Controlo Aplicado A Industria De Cosmeticos

Trabalho Escolar: Carta De Controlo Aplicado A Industria De Cosmeticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O controle estatístico de processo (CEP) é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas visando auxiliar no controle eficaz da qualidade. Através das cartas ou gráficos de controle, podem-se detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e com isso os custos da produção. O controle estatístico de processo embora pouco utilizado na indústria de cosméticos, é uma ferramenta de grande utilidade, pois incorpora também o conceito de boas práticas de fabricação, além de fornecer informações imprescindíveis para a validação de processos, uma vez que permitem a investigação detalhada de todos os pontos críticos de controle, diagnosticando as possíveis não conformidades em todas as etapas do processo, além de sinalizar as possíveis fontes desses desvios de qualidade possibilitando correções e interações com o processo. Apesar de não existir muitas publicações do CEP na indústria de cosméticos, os exemplos de aplicações desta ferramenta provam sua grande importância para a compreensão dos processos que envolvem a obtenção de cosméticos em geral.

Palavras-chave: controle estatístico de processo; indústria de cosméticos; processos de produção; validação de processo

ABSTRACT

The statistical process control (SPC) is one of the most powerful methodologies developed aiming to assist in effective control of the quality. Through the letters or control charts, one can detect deviations of representative parameters of the process, reducing the amount of off-specification products and hence production costs. The statistical process control though little used in the cosmetics industry, is a very useful tool because it also incorporates the concept of good manufacturing practices, and provides information essential to the validation process, as they allow a detailed investigation of all critical control points, diagnosing the possible nonconformity at all stages of the process, besides signaling the possible sources of these deviations quality allowing corrections and interactions with the process. Although there are many publications of the CEP in cosmetics, examples of applications of this tool proving their great importance for the understanding of the processes involved in obtaining cosmetics in general.

Keywords: statistical process control; cosmetics industry, production processes, process validation

INTRODUÇÃO

A dinâmica das Boas Práticas de Fabricação e Controle dentro da indústria de cosméticos tende a incorporar conceitos de otimização de processos, redução de perdas e gestão ambiental plena, além das já consagradas práticas de monitoramento específicas para a produção de cosméticos. (Alencar et al., 2005a).

Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos (Campos, 1992) ou qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega-lhe valor e gera uma saída para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos (Harrington,1993). Na indústria de cosméticos de hoje, o controle de processo está cada vez mais sincronizado com outras operações, controles de fabricação, e aplicações de

gerenciamento de projeto (Abel, 2002).

A atenção rigorosa aos requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de cosméticos tem colocado as empresas sob vigilância constante no que concerne aos seus sistemas de qualidade. As BPF são aplicáveis a todas as operações envolvidas na fabricação de cosméticos, e o cumprimento das BPF está dirigido primeiramente para a diminuição dos riscos inerentes a qualquer etapa da produção, os quais não podem ser detectados através da realização dos ensaios nos produtos acabados (Brasil, 2003; FDA, 2006).

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) adota a garantia de qualidade para todos e quaisquer cosméticos, que consiste no acompanhamento de todo o processo desde a aquisição de uma matéria-prima pelo fabricante até sua transformação em um produto acabado à disposição do consumidor (Nunes et al.,2005). A ANVISA, para essa finalidade, conta com a existência de legislação regulamentando todas as etapas e executa ações de fiscalização para avaliar a qualidade dos processos produtivos de fabricação, das condições de armazenagem, transporte e consumo desses produtos (Martins & Penna, 2004).

A validação de processo do qual resulta o produto final constitui um instrumento primordial e imprescindível. Conforme RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003 (Brasil, 2003), validação é um ato documentado que atesta que

qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados esperados. Os estudos de validação representam parte essencial das Boas Práticas de Fabricação e Controle e devem ser conduzidos de acordo com protocolos pré-definidos e sofrer revalidações periódicas para que seja assegurado que os itens validados permaneçam capazes de atingir os resultados planejados.

Pouco se tem publicado sobre aplicações industriais de controle estatístico de processo. Algumas raras experiências são devotadas à indústria alimentícia (Hayes et al., 1997; Srikaeo et al., 2005).

1 OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral

Implantação de CEP na indústria de cosméticos

1.1.1 Objetivos específicos

• Estudar a capacidade do processo

• Identificar causas especiais atuantes no processo

• Elaboração de CEP e aplicação no processo de produção de cosméticos

1.2. Justificativa e Relevância da Pesquisa

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com