TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Magna

Artigos Científicos: Carta Magna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

Passo 1: Leia o texto extraído da Magna Carta de 1215:

Passo 2: Responda a seguinte questão:

A Magna Carta foi criada para os ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas.

A carta Magna foi criada em 15 de Julho de 1215 por Barões ingleses, começou a ter seu desgaste no reinado de Ricardo Coração de Leão, devido o envolvimento do Estado em diversos conflitos militares e cruzadas. Com a insatisfação com a gestão exercida pelo monarca Rei João, o desgaste político foi maior. Seu principal objetivo era delimitar os poderes reais, garantindo algumas liberdades políticas, e concedendo garantias civis a igreja e a nobreza inglesa. A nova lei dizia que o monarca não poderia alterar leis ou criar impostos sem consultar um conselho que seria composto pelo clero e membros da nobreza, também dizia que nenhum súdito poderia ser condenado sem antes de passar por um processo judicial.

A carta Magna foi criada para os ingleses, mas também foi o principal documento que conduziu a regra de lei constitucional no mundo, devido ao seu conteúdo e preocupação com direitos fundamentais, com o passar dos anos serviu de base para a declaração de direitos humanos e constitucionais de países do mundo todo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com