TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartas De Controle

Artigo: Cartas De Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 5

Gráficos ou Cartas de Controle

Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

Gráficos de Controle

Para distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais, foi desenvolvida uma ferramenta que, desde então, denominamos Cartas ou Gráficos de Controle.

As funções destes gráficos são:

1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.

2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.

3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.

Formas de aplicação

A forma mais usual dos gráficos de controle envolve registros cronológicos regulares (dia-a-dia, hora-a-hora, etc) de uma ou mais características (por exemplo, média, amplitude, proporção, etc) calculadas em amostras obtidas de medições em fases apropriadas do processo. Estes valores são dispostos, pela sua ordem, em um gráfico que possui uma linha central e dois limites, denominados “limites de controle” (ver Figura 2.1).

Os gráficos de controle fornecem assim uma regra de decisão muito simples: pontos dispostos fora dos limites de controle indicam que o processo está “fora de controle”. Se todos os pontos dispostos estão dentro dos limites e dispostos de forma aleatória, consideramos que “não existem evidências de que o processo esteja fora de controle".

Podemos observar no primeiro gráfico que os dados estão dispostos entre os limites do intervalo, exceto uma observação. Observe também que há indícios de falta de aleatoriedade no gráfico (os últimos 8 pontos estão abaixo da linha central), entretanto, o gráfico da Amplitude apresenta um comportamento supostamente aleatório.

Benefícios dos gráficos de controle

Os gráficos de controle, ao distinguir as causas comuns das causas especiais de variação e indicar se o problema é local ou merece atenção gerencial, evita frustrações e o custo de erros no direcionamento da solução de problemas.

Ao melhorar o processo os gráficos de controle produzem:

1. Um aumento na porcentagem de produtos capazes de satisfazer aos requisitos do cliente.

2. Uma diminuição do retrabalho e sucata, diminuindo, conseqüentemente, os custos de fabricação.

3. Aumenta a probabilidade geral de produtos aceitáveis.

4. Informações para melhoria do processo.

Para que possamos atingir os benefícios da aplicação do CEP, a organização precisa se preparar:

Tipos de gráficos de controle

Existem dois tipos básicos de gráficos de Controle:

• Gráficos por variáveis:

o Gráficos e R (média e amplitude)

o Gráficos e S (média e desvio padrão)

o Gráficos e R (mediana e desvio padrão)

o Gráficos para Valores Individuais (X) e Amplitude Móvel (MR)

• Gráficos por atributos:

o Gráfico p (proporções não conforme)

o Gráfico np (unidades não conforme)

o Gráfico c (número de não conformidade por unidade)

o Gráfico u (taxa de não conformidade por unidade)

http://www.youtube.com/watch?v=CrCpN78fYtM

explica gráfico de controle

http://www.youtube.com/watch?v=1EdGw7QL0Xs

ensina gráfico de controle

http://sembugs.blogspot.com.br/2009/05/ferramenta-qualidade-grafico-controle.html

Ferramentas da Qualidade: Grafico Controle

Na área de Qualidade, seja ela de manufatura, software ou qualquer outra, temos como subsidio as Ferramentas da Qualidade, que são descritas como sete:

• Análise de Pareto

• Diagrama de Causa-Efeito

• Check-Sheets (Planilha de Checagem)

• Control Charts (Gráfico de Controle)

• Histogramas

• Diagrama de Scatter/Plot

• Estratificação

Todas são importantes e diferem entre sí para que possamos encontrar respostas e controlar a qualidade do nosso produto. Neste momento será apresentado o que é a como funciona um Control Charts (Gráfico de Controle).

Control Charts (Gráfico de Controle)

Um Control Chats (Gráfico de Controle) é uma ferramenta estatística para avaliar, acompanhar, e manter a estabilidade do processo [1]. O seu principal objetivo é monitorar uma determinada atividade ou processo contínuo a fim de descobrir algum desvio ou variação desta atividade ou processo.Com ele pode-se: prevenir defeitos, evitar desperdícios, eliminar o que comprometa a eficiência, reduzir custos.

Acompanhando a variação de uma atividade ou processo estatisticamente onde as atividades são repetidas, que também é um dos princípios desta ferramenta, podemos encontrar dois tipos de variação:

1. Comum ou aleatórios: também conhecido como Causa Comum de Variação são variações inerentes ao processo e, geralmente, vem de várias fontes de pequenas variações. Eliminar asCausas Comuns é mais difícil, pois requer o conhecimento e analise de todo o processo de mudança: procedimentos, pessoas, padrões, etc.. Dentro do gráfico de controle as Causas Comuns podem ser visualizadas dentro do limite de controle.

2. Eventos especiais ou exclusivos: também conhecido como Causas Especiais de Variação são variações que surgem ocasionalmente no processo e a eliminação desta variação está geralmente relacionada a execução das atividades daquele processo. Uma vez que identificamos a Causa Especial de Variação, deve-se eliminá-la e prevenir a reincidência da mesma causa com uma ação preventiva.

Figura 1 - Exemplo de um Control Chart

Podemos ler o gráfico da seguinte maneira:

• Todos os itens que ultrapassarem o limite superior ou inferior (foram dos limites) são considerados Causas Especiais. Na Figura 1, temos que as Causas Especiais são os valores 7, 11 e 18.

• Todos os itens que estiverem dentro dos limites superiores e inferiores são consideradosCausas Comuns, apresentados na Figura 1, excluindo os itens 7, 11 e 18.

Como construir um Control Chat (Gráfico de Controle)

Construiremos um Gráfico de Controle toda vez que um processo ou atividade estiver fora de controle. Este gráfico, geralmente, não é criado quando identificamos um processo ou atividade fora de controle. Inicialmente a equipe deve fazer um brainstorm sobre os problemas, utilizar-se de Análise de Pareto e Diagrama de Causa-Efeito para evoluir para um Gráfico de Controle.

Construção:

1. Identificar a característica do processo que será monitorado: defeitos, custo, tempo gasto em determinado processo padronizado, etc...

2. Escolher o tipo apropriado de gráfico para apresentar as características do processo monitorado. Você pode criar mais limites inferiores e superiores para seu controle.

3. Determinar os métodos de amostragem: tempo, quantidades, custo, número de defeitos, etc...

4. Coletar uma amostra de dados.

5. Analisar a calcular a amostra: médias, limites superiores e inferiores.

6. Construir o Gráfico de Controle baseado dos dados de amostra

7. Alimentar com mais dados a medida do tempo e monitorar as Causas Comuns e Causas Especiais.

8. Avaliar qualquer dado fora do limite no Gráfico de Controle. Se isso acontecer, investigue estes padrões e tente entender porque este processo está fora do limite. A investigação e correção pode levar a melhorias no processo.

Com o acompanhamento do Gráfico de Controle conseguimos determinar os pontos de atenção do processo que está sendo acompanhado, estabelecer medições no processo e buscar melhorias no processo através da análise das Causas Especiais de Variação. Este pode e deve ser um grande aliado a todos os perfis que temos dentro da área de Teste e Qualidade de Software.

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »