TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartões postais de logística na gravado com o ar em Santa CAMPO Anastácio-SP

Tese: Cartões postais de logística na gravado com o ar em Santa CAMPO Anastácio-SP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

LOGÍSTICA DOS CORREIOS NAS CARTAS REGISTRADAS COM A.R. NA REGIÃO DE SANTO ANASTÁCIO-SP

ANDERSON WELLER – RA 152.689

CELSO MASASHI MORI – RA 152.663

CLAUDEIR CARDOSO – RA 152.655

CLAUDIA TAKAYAMA MORI – RA 152.666

DENISE CRISTINA INOUE – RA 152.784

MARCOS BAREA – RA 152.747

MARCOS ROBERTO NONATO MARQUES – RA 152.653

MARIA APARECIDA DOS SANTOS LIMA – RA 152.434

RESUMO

O presente trabalho visa estudar a logística da Empresa dos Correios no tocante a Carta Registrada com AR, analisando a trajetória da carta registrada desde sua postagem até seu destinatário final, enfocando o tempo necessário para sua efetiva entrega, seus custos operacionais, taxas e tarifas, assim como as estruturas de organização hierárquica de pessoal e material. Ressalta-se que foram identificados os objetivos gerais e específicos, ao analisar o trajeto da carta registrada, sendo que seu itinerário poderá ser aperfeiçoado dentro de uma estratégia de logística mais simplificada, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de prestação de serviços dos Correios.

Palavras-Chave: Logística, Carta Registrada, Correios.

1. INTRODUÇÃO

A globalização faz com que as empresas se modernizem e melhorem em todas as etapas do processo produtivo, até mesmo a sua relação com seus fornecedores, colaboradores e o cliente, passando-lhes confiabilidade e investindo cada vez mais em tecnologia, informação e aprimoramentos técnicos.

Mesmo com tantas evoluções nesse mundo digital, ainda existe uma grande dependência do uso do papel, devido à exigência do mercado em relação a documentos, a serem somente redigidos no papel, tais como: marketing empresarial, procurações, contratos, documentos pessoais entre outros.

Com base nesse pensamento existe a necessidade de uma empresa que ofereça serviços de entrega de postagens de alta qualidade e que acima de tudo possua confiabilidade, agilidade e segurança ao prestar tais serviços, como também apresentar o menor custo possível.

Enfocando nessa linha de raciocínio e nos conceitos logísticos, por se tratar de um tema muito explorado na atualidade, e visando uma melhor distribuição de produtos e serviços, além do menor custo possível, o presente trabalho objetiva analisar estratégias logísticas da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) do Brasil, com o enfoque na agência dos Correios de Santo Anastácio e região, no que tange a entrega de correspondências do tipo Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento).

“A missão da Logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa” (PAOLESCHI, 2009).

Dotado de uma logística bastante eficiente, o fluxo no segmento de cartas ocorre basicamente seguindo-se três passos: Postagem, Movimentação e Entrega, sendo que estes devem ser executados num prazo de até D+3 dias úteis (D=dia de postagem).

Para evitar um fluxo muito grande de veículos nas rotas de transporte mais utilizadas foram criados pontos de transbordo e triagem, que permitem a consolidação de cargas para o destino. Na região de Santo Anastácio existe o ponto de transbordo que fica localizado na cidade de Presidente Prudente, e segue para o ponto de triagem na cidade de Bauru. Feita a triagem, as cartas são endereçadas para o destino final.

Apesar de ser um sistema bastante avançado, observa-se que devido ao grande volume de correspondências a serem triadas, as mesmas tem ultrapassado os prazos de entrega, em alguns casos, chegando após a data de vencimento, quando esta emite boletos.

Considerando a problemática apresentada anteriormente, o presente artigo científico tem como objetivo precípuo o estudo da logística dos correios na modalidade carta, enfocando diminuir custos e reduzindo ao máximo o tempo de entrega para o destinatário final.

Este artigo visa explorar as questões citadas com o objetivo de:

 Verificar as características principais do procedimento atualmente utilizado para a entrega da postagem das Cartas Registradas nos correios.

 Propor uma remodelagem da rede logística que conecta as cidades de Santo Anastácio, Piquerobi e Marabá Paulista, dentro do Estado de São Paulo com o objetivo de otimizar a entrega da postagem.

 Mensurar os impactos das mudanças propostas na estratégia de otimização da postagem sobre o desempenho do sistema em análise.

 Fazer o estudo do itinerário da carta registrada desde a sua postagem até o destinatário final, discorrendo sobre as cidades transbordos: Bauru e Presidente Prudente.

“Devido à importância estratégica do desempenho logístico, crescente número de executivos bem sucedidos na área de logística está sendo promovido para posições de alta gerência” (BOWERSOX; CLOSS, 2009, p. 20).

Os custos representam parte importante no processo de decisão na administração logística. Variam muito em importância de indústria para indústria, à medida que as empresas tentam balancear os custos básicos de transporte e de manutenção de estoque, de tal maneira que disso resultem custos totais relativamente baixos. (DIAS, 2009, p.13).

Com base nos conceitos já vistos e na grande importância da logística nos dias atuais, o presente artigo visa estudar melhores estratégias de distribuição de Carta Registrada com AR da ECT, para que as mesmas possam ter sua distribuição mais eficaz sem aumentar os custos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A “implementação das melhores práticas logísticas tornou-se uma das áreas mais desafiadoras e interessantes da administração nos setores privado e público”, (BOWERSOX; CLOSS, 2009 p. 19).

Formulado assim o objeto de estudo, a caracterização do problema, os objetivos gerais e específicos, com base nos conceitos já conhecidos, e objetivando- se no enfoque principal que o estudo da logística tem por objetivo, que é gerar meios de melhorar o processo de transporte e diminuir os custos, controlando o fluxo de materiais, espera-se ter construído uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com