TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carvão Mineral

Trabalho Universitário: Carvão Mineral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 O PODODER CALORÍFERO DO CARVÃO MINERAL ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

3 IMPACTOS AMBIENTAIS ORIUNDOS DA EXTRAÇÃO DO CARVÃO MINERAL ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

4 DIFERENÇA ENTRE CARVÃO MINERAL E CARVÃO VEGETAL 6-7

5 CONCLUSÕES 8-9

6 REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O Poder Calorífico é a quantidade de energia por unidade de massa (ou de volume, no caso dos gases) liberada na oxidação de um determinado combustível.

O carvão mineral é uma rocha sedimentar, combustível, formada a partir da decomposição de vegetais que sofreram soterramento e

se compactaram em bacias pouco profundas.

“(...) são de origem orgânica e, portanto, segundo definição

geológica, não são rochas autenticas. Entretanto, como são

componentes sólidos da crosta terrestre e estão tão alterados

que não é possível reconhecer sua origem orgânica, são incluí‑

dos em rochas sedimentares” (SCHUMANN, 1985, p.134).

2. O PODER CALORIFERO DO CARVÃO MINERAL

O carbono é o principal elemento presente no carvão mineral, embora sejam encontradas em sua composição outras substâncias, como o enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. O teor de carbono é importante porque ele determina a maturidade geológica deste mineral, denominada rank, ou seja, o estágio de carbonificação atingido na seqüência evolutiva. A umidade, o poder calorífico, os teores de carbono e hidrogênio ou a fluorescência, são propriedades que permissão.

tem estimar o rank, uma vez que a elevação da carbonificação aumenta o poder refletor e reduz o hidrogênio e as matérias voláteis. Por isto, o desenvolvimento deste combustível é indicado por quatro etapas distintas, nas quais, a turfa é a composição inicial,medida pelo reduzido teor de carbono, o linhito, a hulha e o antracito

seguem, de acordo com o rank, respectivamente.

Ele é encontrado em regiões de clima frio ou temperado, onde os vegetais são carbonizados antes do apodrecimento, geralmente em zonas pantanosas ou em terrenos terciários. Sua distribuição espacial é vantajosa frente outros minerais fósseis energéticos, porque ele pode ser encontrado em todos os continentes.

3. IMPACTOS AMBIENTAIS ORIUNDOS DA EXTRAÇÃO DE CARVÃOM MINERAL

O Carvão é uma das formas de produção de energia que mais agride o meio ambiente. Ainda que sua extração e posterior utilização na produção de energia gere benefícios econômicos (Como empregos diretos e indiretos, aumento da demanda por bens e serviços nas regiões ), o processo de produção, da extração até a combustão, provoca significativos impactos socioambientais.

O efeito mais severo, porém, é o volume de emissão de gases como o nitrogênio (N) e dióxido de carbono (CO2), também chamado de gás carbônico, provocado pela combustão. Estimativas apontam que o carvão é responsável por entre 30% e 35% do total de emissões de CO2, inicial agente do efeito estufa.

Os impactos ambientais das usinas a carvão são grandes, não só pelas emissões atmosféricas, mas também pelo descarte de resíduos sólidos e poluição térmica, além dos riscos inerentes à mineração.

Este tipo de usina ocupa grandes superfícies, ao redor de 4 km2 por usina, excluindo-se instalações de armazenamento e vias de acesso. A própria infra-estrutura dessas usinas, como os corredores para os fios de alta tensão, chaminés, torres de resfriamento, trechos de acesso e de eliminação de resíduos, apresenta altos riscos potenciais ao meio ambiente e aos operários da usina.

A melhoria do processo de combustão poderia reduzir as emissões de monóxido de carbono e nitrogênio, a partir da dessulfurizarão dos gases de combustão ou da utilização de carvão com baixo teor de enxofre. E também o calor residual da usina poderia ser aproveitado nas suas proximidades, para evitar perdas energéticas, como por exemplo: aquecimento de caldeiras, movimentação de motores, etc..

4. DIFERENÇA ENTRE CARVÃO MINERAL E CARVÃO VEGETAL

Os minerais fósseis começaram a ser utilizados a partir da Revolução Industrial, após a invenção da máquina a vapor, que era movida com carvão mineral. Os principais são o petróleo e o carvão, recursos fundamentais para os países. O petróleo foi formado há milhares de anos, a partir de matéria orgânica que se armazenou no fundo dos oceanos. Devido à temperatura e à pressão, essa matéria orgânica se transformou num líquido viscoso e de cor escura.

O carvão mineral também se formou há milhares de anos, por meio da decomposição da matéria orgânica e se transformou num elemento rochoso, que é o carvão mineral. O carvão é utilizado na produção de corantes, medicamentos, entre outros. Além disso, serve de energia para indústrias siderúrgicas na produção do aço.

Carvão Vegetal

Obtido após a queima da madeira, é utilizado usualmente como combustível para lareiras, churrasqueiras, fogões a lenha e abastece alguns setores da indústria. Também é utilizado na medicina, com o nome de carvão ativado, que é obtido de madeiras de aspecto mole e não resinosas. É utilizado desde a Antiguidade e, na Segunda Guerra, foi utilizado na retirada dos gases tóxicos devido a sua capacidade de absorver impurezas. No Brasil, sua utilização ocorreu com os índios, que o usavam como forma de combater doenças.

É um disseminador de toxinas e tem vantagens, tais como o auxílio no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com