TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Da Qualidade

Dissertações: Casa Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

QFD - DESDOBRAMENTOS DA FUNÇÃO DA QUALIDADE

HISTÓRICO

O Desdobramento da Função da Qualidade-QFD (Quality Function Deployment) foi criado no Japão principalmente pelos professores Mizuno e Akao na década de 70. Desde então foi continuamente aperfeiçoado pelo grupo do professor Akao, em cooperação com as empresas japonesas. Foi sugerida por Akao a utilização de cartas e matrizes para expressar que os pontos críticos da garantia da qualidade, do ponto de vista do cliente, deveriam ser transferidos através das etapas de projeto e manufatura. No entanto, o método só foi reconhecido como instrumento importante para o planejamento da qualidade ou gestão de desenvolvimento do produto em 1978 (cheng,1995:23-26).

Foi primeiramente desenvolvido no estaleiro Kobe pertencente ao grupo Mitsubishi Heavy Industries Ltd., que produzia navio de grande porte e navios-tanque. Tinha por objetivo estruturar um processo que permitisse vincular cada etapa da construção de navios e atendimentos e à satisfação de determinados requisitos. A indústria automobilística japonesa também adotou esse método, a necessidade de mudanças constantes no modelos dos automóveis acabou exigindo que a qualidade não se limitasse à etapa de produção, expandindo-se, também, para etapa de projeto.

Naquela época, “o controle de qualidade de todos” começava a adquirir maior ênfase nas indústrias japonesas, permitindo o Controle Estatístico da Qualidade evoluísse para o controle Total de Qualidade (TQC). Um novo conceito de garantia de qualidade começava a surgir, substituindo “qualidade controlada através de inspeções pontuais” pela “qualidade assegurada através de processos padronizados e controlados desde o projeto até a venda do produto”. Nessa nova fase grupo de clientes opinavam, avaliando os veículos fabricados e despertando nas indústrias a atenção para os pontos não enfocados antes no desenvolvimento de seus automóveis, mas que eram de grande relevância no entender de seus clientes.

Os Estados Unidos tiveram o primeiro contato com a metodologia em 1983, quando Dr. Ishikawa dirigindo uma delegação japonesa explicou a filosofia a alguns integrantes da Ford Motor Co. Ainda e, 1983 Dr. Clausing apresenta aos Estados Unidos a experiência desenvolvida na Fuji-Xerox, no Japão. Convencida da eficácia da ferramenta , em 1984, a Ford inicia a utilização do método sob a orientação do Dr. Clausing. O êxito de seu emprego no ramo industrial expandiu-se de tal forma no território americano que, no final dos anos 80, já havia registrado um grande numero de casos bem-sucedidos. No Brasil, empresas como Embraer, Multibrás, Xerox, Eaton, Fiat, Freios Varga, Mercedes Benz, Gradiente, Ambev têm alcançado bons resultados.

CONCEITO

O termo em inglês Quality function deployment (QFD), significa desdobramento da função da qualidade e consiste em um poderoso instrumento de planejamento. É uma ferramenta que liga o projeto de produtos ou de serviços ao processo que os gera, assim, as informações colhidas são submetidas a uma série de processamentos e os requisitos determinados pelos clientes traduzindo a necessidade do consumidor cada etapa da elaboração do produto ou do serviço.

Em 1990, Akao define o QFD como desdobramento sistemático que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com