TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casamento Anulavel

Casos: Casamento Anulavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Da Publicidade Abusiva e Estigmatização do Réu

Apartir das observações de Aury Lopes Jr., podemos observar quão pernicioso pode ser os meio de comunicação sob o auspicio de busca da verdade e denúncia de crimes, podemos observar que a exposição exagerada de investigados pelos meios de comunicação podem levar a ruína um investigado mesmo que este nada tenha cometido, pela tão simples falta de critérios para divulgar noticias, no intuito de se buscar mais lucros de que gerar informação de fatos reais usa se da desgraças sociais alheia no intuito de promover seu meio de comunicação sem sopesar as consequências encima de um investigado. Num primeiro momento expõe se a noticia no intuito de dar publicidade dos fatos, pois se considerava que com isso haveria um juízo mais justo sobre o assunto. Promovendo transparências nos atos judiciais. A forma com qual e trabalhado tais assuntos promovem uma publicidade abusiva e que muitas vezes distorcem a verdadeira realidade dos fatos, sem o mínimo de pudor com o investigado, que tem suas garantias constitucionais, no Art. 5°, inciso X , da constituição Federal. “ São invioláveis a intimidade, a vida privada , a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, isto já bastaria para que não fosse execrado publicamente, mas não e o que acontece. Esta mídia midiática que nem tem se quer se preocupam em fundamentar suas noticias, sendo que o mais importante tem sido a comoção social o sensacionalismo do que o fato em si, que nem sempre corresponde a realidade jurídica, formando a opinião pública e expondo o individuo o inquérito Policial, Delegado, Promotor, Juiz e peritos, envolvidos em apurar os fatos e julgar a autoria e materialidade. A informação é uma mercadoria e, como tal, deve ser vendida ao maior número de interessados e também desinteressados, utilizando-se para isso todos os instrumentos de marketing sensacionalista, inclusive alterando a verdade se necessário para estimular o despertar do interesse. A manipulação da informação atende na atualidade, não só a interesses econômicos mas também interesses políticos, que gera grandes prejuízos as investigações e ao processo e a administração da justiça como um todo.

A publicidade abusiva causa grandes distorções no comportamento dos sujeitos processuais como os promotores, advogados e juízes, causando ainda maior constrangimento ao imputado.

Espetaculização do julgamento, levando a prejuízo o principio de inocência do réu ate a sentença penal transitada em julgado, no caso de ser absolvido os prejuízos sócias perduraram ao longo do tempo e este sempre estará marcado por tais injustiças e pressões psíquicas, e certo que ele poderá ingressar em juízo para reparar os danos morais sofrido, mas sempre estará manchada sua reputação, dificultando ate mesmo sua reinserção social.

O tempo do Direito e diferente do tempo da notícia, os juízos paralelos são muito mais acelerado, isso dificulta ainda mais derrubar uma convicção racional e emocional criada pela mídia, complicando a defesa com juízos de valores paralelos e divergentes das verdades processuais, que se baseiam em fatos e provas.

O fascínio da imagem conduz ao que não e visível e ainda leva ao expectador experimentar vários sentimentos vendendo emoção indignação, reduzindo a necessidade de tempo para análise e reflexão de fatos que giram em torno do fato, as sensações em primeiro lugar e não a razão, o jornalista age com paixão, instintivamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com