TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case - Chevrolet (GM): Liderança Regional

Artigos Científicos: Case - Chevrolet (GM): Liderança Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Case – Chevrolet (GM): Liderança Regional

1. A Chevrolet iniciou uma estratégia de recuperação de mercado para conquistar a liderança em Salvador, com ações planejadas desde a oferta de um novo produto para o segmento econômico até a implantação de uma nova cultura de comunicação, atuação mercadológica e de relação com os clientes. Depois veio a estratégia de lançamento baseadas também no preço, que realçava a modernidade do Celta, associando-se às inovações tecnológicas e de comunicação, se tornando um carro dos “novos tempos” desenvolvido para atender às necessidades específicas de cada região com baixo custo em relação ao mercado como um todo. A esses fatores foram acrescentadas as estratégias inovadoras de comercialização e distribuição, com a nova concepção de negócio: a regionalização do produto, permitindo que o comprador “montasse seu próprio carro”, além de poder adquiri-lo pela web. Para complementar e manter todo o sucesso do novo produto, a Chevrolet investiu em estratégias de Publicidade, com propagandas, promoções de venda, relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, patrocínios entre outros, se consolidando a melhor produtora de automóveis do país, conquistando a liderança, baseando-se em estratégias mercadológicas voltadas para o produto, porém com total apoio de ações de distribuição, comunicação e preço.

2. O sucesso e valorização da marca Chevrolet se deu com a produção de veículos de qualidade elevada, inovações tecnológicas, conforto, segurança, modernidade, baixo consumo, além do constante lançamento de novos produtos, o que tornou a GM líder de mercado, e referência na hora da compra de um veículo, passando a ter também o melhor recall de marca, ou seja, a marca que mais permanecia na mente das pessoas.

3. A introdução e lançamento do Celta obtiveram um grande impacto no mercado e com o lançamento dos modelos 1.0 VHC 1.4 MPFI as vendas tiveram uma ascensão percebida no ano de 2004 e consequentemente uma redução em 2005. Para resolver essa defasagem nas vendas, a estratégia da montadora foi lançar em 2006 um novo modelo de automóvel, o 1.0 Flexpower. Em 2007, a GM decidiu por uma reestilização do modelo Celta para garantir o potencial das vendas. Com isso, a fábrica alcançou um gradual aumento nas unidades vendidas compreendendo os anos de 2006 a 2009. No ano de 2009 apesar de não ocorrer queda nas vendas a empresa se precaveu e lançou mais uma inovação tecnológica, o modelo 1.0 VHC-E, que logo no ano de lançamento contribuiu para um aumento significativo nas unidades vendidas do produto, fato que se estendeu até 2010. A fase de declínio não pode ser muito perceptível devido ao fato de que na própria maturidade já existe uma pequena queda nas vendas, não demonstrando uma separação exata de onde termina uma fase e começa a outra.

4. Atualmente a habilidade em fornecer respostas rápidas às demandas do mercado, a partir do desenvolvimento e introdução de novos produtos, tem sido considerada como fator estratégico entre as empresas automobilísticas. Segundo Clark e Fujimoto, 1991, os motivos que levam a essas estratégias recorrentes do mercado tem sido a crescente competição internacional entre as empresas, o que tem contribuído para que a escala dos produtos se torne cada vez mais global. Também o aumento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com