TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Da Disciplina De Comunicação E Expressão

Trabalho Universitário: Case Da Disciplina De Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

INFÂNCIA ROUBADA: Olhares sobre a criminalidade entre os jovens

Jonny Jader Silva Braga

Júlio Sales

1 DESCRIÇÃO DO CASE

O case teve o objetivo analisar os níveis de linguagem empregados pelos personagens do filme “Infância Roubada” conforme o contexto em que estão inseridos, analisar as questões socioculturais que demarcam as ações do protagonista, além de levantar e avaliar a questão da redução da maioridade penal no Brasil a partir das ações cometidas pelo protagonista.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Os níveis de linguagem se referem à utilização da escrita e da fala em uma dada situação de comunicação, ou seja, diferentes linguagens são exigidas dependendo da ocasião.

De fato, as variações dos níveis de linguagem são definidas pelas circunstâncias em que ocorre a comunicação em os usuários da língua. Isso não quer dizer que devemos admitir tudo na língua falada.

A língua escrita é regida pelas leis gramaticas, diferentemente da língua fala que não possui uma convenção é mais espontânea e livre. Por esta razão, está sujeita a variações constantes que estão condicionadas a fatores sociais, regionais, intelectuais, dentre outros.

Existem, portanto, vários níveis de linguagem e, entre esses níveis, se destacam em importância o culto ou padrão e o popular ou coloquial.

• A linguagem popular ou coloquial: É a linguagem mais frequentemente utilizada pelo povo, presente nos ambientes familiares, em meio a amigos entre outros.

• A linguagem culta ou padrão: É a linguagem mais formal, aquela ensinada nas escolas, praticada, sobretudo por pessoas instruídas, políticos, comunicação cientifica. Este tipo de linguagem é mais estável e menos sujeita a variações.

• Gíria: É um estilo de linguagem criada por certo grupo social que vive a margem das classes dominantes da sociedade, muito utilizada por pessoas que vivem nas periferias, pessoas marginalizadas e até mesmo estudantes.

• Linguaguem vulgar: Linguagem utilizada por grupos incultos, analfabetos ou e pessoas com pouco ou nenhum acesso à educação. Na linguagem vulgar utilizam-se muito estruturas do tipo “nóis vai”, “eu di um beijo nela”.

• Linguaguem regional: Linguagem que se dá a partir do regionalismo da língua, quando o a linguagem sofre variações de acordo com as variações geográficas, são o que chamamos de falares locais ou sotaque como por exemplo o falar gaúcho, falar caipira etc.

No filme “Infância Roubada”, o que determina o nível de linguagem empregado é o meio social na qual a historia ocorre. Logo, para cada ambiente sociocultural há uma medida de vocabulário, um modo de se falar, uma entonação empregada, uma maneira de se fazer as combinações das palavras, e assim por diante. Consequentemente a linguagem deve estar em conformidade com o contexto, tal fato acontece no filme ao utilizar gurias e linguagem popular em conformidade ao ambiente sociocultural em que se passa a historia do filme no caso na periferia de Johannesburgo, na África do Sul, mas que poderia ser em qualquer outro lugar do mundo, onde violência e o caos tenham se tornado um habito.

É comum associarmos a criminalidade à pobreza e a carência material, o grande problema acerca desse raciocínio é que acabamos confundindo a pobreza com ilegalidade e/ou violência.

Quando falamos da criminalidade, violência e agressividade entre crianças e jovens, antes de “culparmos” a pobreza devemos indagar algumas questões importantes como: Em que meio social vive este jovem? ou O porque desta violência?.

WINNICOTT (1987), nos diz “de todas as tendências humanas, a agressividade em especial, é escondida, disfarçada, desviada, atribuída a agentes externos e quando se manifesta é sempre tarefa difícil identificar suas origens”.

Não é correto igualamos violência à agressividade, há sim uma relação entre elas. Para COSTA (1986),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com