TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Havaianas

Pesquisas Acadêmicas: Case Havaianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

Case das Havaianas

“AS LEGITIMAS”

A história da marca das Havaianas começa em 1962, quando a primeira versão da sandália foi lançada em São Paulo Alpargatas S.A. tudo leva a crer que o modelo foi inspirado em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz a mesma utilizada na fabricação dos tatames. A versão brasileira do calçado foi desenvolvida com diferencial que a tornaria inconfundível: o solado e as tiras de borracha, matéria- prima 100% nacional. Embora o disign tenha inspiração oriental, o nome foi inspirado no Havaí pois a sandália é de uso adequado em locais de clima quente e informal.

A sandália de borracha que já foi considerada “coisa de pobre” no Brasil, hoje enfeita os pés de milionários como o de várias atrizes Americanas e Top Modelos.

O Presidente da empresa de sandálias pensava em exportar uma marca e não um produto e o trabalho da construção da marca ganharam fôlego em 2001. Até então a estratégia de exportação das sandálias que ficou popularmente conhecida como chinelo era oportunista e a pessoa que cuidava da área de exportação nem falava inglês e então contrataram uma executiva Paulista para o cargo de Diretora de Comércio Exterior na época ela falava inglês, espanhol, italiano e fluentemente japonês, pois era filha de japoneses. Quando ela assumiu o cargo as sandálias eram exportadas para 15 Países a maioria na América Latina, comandou um grupo de 15 pessoas e conseguiu chegar a 52 mercados espalhados pelo mundo.

Depois de atingir vários mercados a Diretora começou a escolher melhor seus representantes e a escolhida para representar no EUA foi a Americana Kerry assessora de imprensa, ela tinha conhecido as Havaianas há três anos durante uma feira na Califórnia e adorou o produto, desde que foi contratada começou a manar sandálias para os jornalistas de moda a cada três ou quatro semanas.

No início os jornalistas não se empolgaram, mas depois Kate passou a receber ligações de editores pedindo pares das sandálias.

Kate então teve a idéia de distribuir as Sandálias aos indicados do Oscar, mas foi desenvolvido um modelo diferente e sofisticado com cristais de Swarovski e uma caixa especial para colocar o calçado.

A empresa ouviu o consumidor e fabricou o que ele gostaria de fabricar, eles acreditam que é sempre bom recorrer aos formadores de opinião.

As Sandálias Havaianas havia ficado algum tempo antes, no mercado interno até 1993 com apenas um modelo de sandália, aquele de duas cores eternizado em comerciais protagonizados pelo humorista Chico Anysio. A empresa lançou no ano seguinte uma versão monocromática, que deu cara nova no produto e os novos produtos se multiplicaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com