TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Sucos Fazenda São Pedro

Artigos Científicos: Case Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como fundamento estudar e desenvolver situações sobre o estado da Empresa Sucos Fazenda São Pedro. Uma empresa de família tradicional, bastante nomeada na região do interior de São Paulo, que se viu diante de uma necessidade de expandir seus negócios, sem deixar de se preocupar com a mudança econômica da mesma.

Levando em consideração a situação e os riscos expostos, avaliaremos a melhor proposta na necessidade de rever estratégias e mudanças nos negócios sem comprometer a empresa.

Será um grande desafio para os empresários, onde deverão decidir qual a melhor proposta sem perder negócios e clientes, é um momento delicado em que decisões deverão ser tomadas podendo o negócio aumentar ou fracassar. Crescer ou não crescer? Uma questão a ser discutida e avaliada um desafio que dele depende a sobrevivência de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando se fala em manter uma empresa, primeiramente colocamos nossos princípios e valores, ética, e ter grande visão de mercado. É preciso agregar a seus produtos valores e serviços para alcançar a satisfação do seu público alvo.

Na empresa Sucos Fazenda São Pedro, há essa necessidade, principalmente por ser uma empresa de gestão familiar, onde os filhos do Sr. Osvaldo, como gestores têm que opinar já que querem e precisam expandir os negócios, mas para isso é preciso arriscar. João acredita e aposta no crescimento e expansão dos negócios, já José tem medo que a mudança afete os negócios da empresa, já que terá que aumentar os custos colocando em risco o futuro dos Sucos Fazenda São Pedro.

É preciso avaliar e para isso o Sr. Osvaldo, além de pai, presidente da empresa, deverá decidir, utilizando muito bom senso, a melhor opção proposta. Levando em consideração os valores e as idéias, respeitando seus clientes e tendo ética para com seus funcionários, já que estes contribuem com opiniões sobre problemas podendo acrescentar idéias que possam ajudar a empresa.

Como planejar é importante, é preciso avaliar o lucro e o crescimento da empresa nos últimos anos, acompanhar o atendimento ao cliente, qualidade no processo de produção, preparação de funcionários, para que, baseando-se nisso, atingir com sucesso as metas propostas, considerando as novas tendências que o mercado proporciona, aumentando a clientela em potencial do local para onde se quer expandir é de fundamental importância para se obter sucesso no crescimento da empresa.

Optar pela melhora é inovar, o sucesso de um empreendimento depende de fatores muito importantes como qual modelo de gestão ela está inserida, buscar novas idéias no mercado através de pesquisa, recursos que ela dispõe para atingir seu público através de divulgação publicitária podendo alcançar outras regiões próximas, valorizando a consideração a satisfação e a relação com os clientes, visando garantir uma estabilidade nos negócios.

Baseando-se na proposta de João, que é conhecedor de novos processos de mudanças, por ter trabalhado em outros locais, ele acha que todo empreendedor deve sair da zona de conforto e ir atrás de novos objetivos, então podemos observar que a percepção dele em ampliar o negócio, entendendo o mercado a ser percorrido (concorrência monopolística) usando recurso próprio como capital da empresa, de maneira a evitar empréstimos, pode melhorar e criar novos produtos e assim abranger uma clientela bem maior, assim sendo, Sr. Osvaldo deve considerar que crescer é uma boa opção, porém é preciso avaliar vários fatores, como por exemplo, se a empresa esta conseguindo manter seus lucros positivos e se o crescimento da empresa é constante nos últimos anos, favorecendo a empresa. E como todo processo de mudança, tudo depende da hora exata em decidir mudar o rumo.

Já o irmão, José, vê nesta mudança, cortes de funcionários, e gerentes, prejudicando a economia da empresa, e as vendas dos produtos o que causaria transtornos e prejuízos. Por ter a empresa anos de mercado e já uma clientela fixa, trazendo bastantes resultados para o lucro da empresa, o medo de arriscar seria colocar em risco o negócio da família.

Estes dois aspectos devem ser bem analisados, visto que podem ser negativos pela demissão de funcionários, o que afeta não somente a empresa, mas também toda a sociedade e a economia da região, pois provoca o desemprego e contribui para a inflação. Quanto a demissão, não seria a solução para redução de custos, o que poderia ser feito, é aproveitar estes funcionários conforme a proposta de João, investindo e aperfeiçoando seus conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com