TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 01

Resenha: Caso 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Resenha  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  141 Visualizações

CASO CONCRETO:01

Augusto e Bernardo, em virtude de dívida contraída por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesserepresentar tal obrigação. Dessa forma, questionam você, famoso advogado dessa área:

1 - De que maneira o título de crédito se distingue dos demais tipos representativos de obrigação, quanto àcobrança e circulação do crédito?

Segundo Fábio Ulhoa existem três aspectos que diferenciam. Em primeiro lugar, ele se refere unicamente a relações creditícias. Não se documenta num título de créditonenhuma outra obrigação, de dar, fazer ou não fazer. Apenas o crédito titularizado por um ou mais sujeitos, perante outro ou outros, consta de um instrumento cambial. A segunda diferença entre o títulode crédito e muitos dos demais documentos representativos de obrigação está ligada à facilidade na cobrança do crédito em juízo. Ele é definido pela lei processual como título executivo extrajudicial(CPC, art. 585, I); possui executividade, quer dizer, dá ao credor o direito de promover a execução judicial do seu direito. Em terceiro lugar, o título de crédito ostenta o atributo danegociabilidade, ou seja, está sujeito a certa disciplina jurídica, que torna mais fácil a circulação do crédito, a negociação do direito nele mencionado. A fundamental diferença entre o regime cambiário e adisciplina dos demais documentos representativos de obrigação (que será chamada, aqui, de regime civil) é relacionada aos preceitos que facilitam, ao credor, encontrar terceiros interessados emantecipar-lhe o valor da obrigação (ou parte deste), em troca da titularidade do crédito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com