TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Barilla

Pesquisas Acadêmicas: Caso Barilla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Barilla provém de sobrenome de família que fundou empresa produtora de massas e produtos de padaria em toda a Itália, com mesmo nome em 1875. Em 1990 tornou-se a maior produtora de massas do mundo. Transformou-se em uma grande corporação, porém desde 1988 seu gerente de logística estava muito cauteloso em relação à sobrecarga de flutuações de demandas impostas pelo sistema de distribuição e manufatura da empresa. A solução adotada na prática era baseada no conceito popular de manufatura just-in-time. Consistia em abandonar a prática tradicional de entrega de produtos para os distribuidores com base nos pedidos que estes colocavam, e adotar que a própria organização logística Barilla especificaria as entregas apropriadas.

2 DESENVOLVIMENTO

Quais as principais causas da variabilidade da demanda e do esgotamento e excesso de estoque na Barilla?

A baixa previsão da demanda;

A empresa possui a falta de um sistema para se apurar a demanda existente, os pedidos eram realizados pelos distribuidores de maneira aleatória, há a necessidade da empresa em saber o que precisar produzir e no momento certo; Os integrantes da cadeia de produção e de distribuição devem ter o conhecimento que dependem uns dos outros, não podendo desenvolver suas atividades de forma individual; e Em vez de enviar produtos para os distribuidores de acordo com seus processos internos de planejamento, a empresa acompanharia seus dados de remessa para os varejistas e enviaria somente o necessário para o estabelecimento, reduzindo os custos de distribuição e os níveis de estoques.

Que barreiras internas a Barilla enfrentou para implementar o Justin In Time?

O DJIT nada mais é que o VMI – Vendor Managed Inventory, que consiste num sistema de parceria em que o fornecedor repõe os estoques do cliente, com base em informações de estoque. No processo de tentar implantar o DJIT, a Barilla enfrentou barreiras internas como: Resistência do departamento de vendas e de marketing da empresa; O medo do desemprego por parte dos integrantes do departamento de vendas; O departamento de marketing achava uma atitude muito ousada da empresa, que poderia acarretar em danos para a marca “Barilla”.

Que providência você tomaria por antecipação, para minimizar essas atitudes contrárias?

Para tentar minimizar essas atitudes contrárias a implantação do JITD, seria necessário a empresa repensar o perfil do vendedor, este deixando de ser um preenchedor de requisições para tornar-se um planejador de vendas; Necessidade de mudança da cultura organizacional da empresa, com a realização de palestras ou cursos visando a conscientização e a qualificação dos funcionários ; Adoção prévia de um projeto PILOTO, mostrando a todos os resultados obtidos com o processo; A importância da implantação do processo JITD ser feito em equipe – fazer junto , obtendo o envolvimento de todos e não como foi realizado, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com