TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Barilla

Monografias: Caso Barilla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

Observou-se, em meados da década de 80, duas principais mudanças nos clientes da Barilla: A primeira eles tem percebido que não há mais espaço em suas lojas ou galpões para estocar grandes quantidades de produtos; e a segunda há uma tendência à política de inserção contínua de novos produtos, que aumenta a competitividade e gera uma alta expectativa de qualidade e tempo de entrega. Com essas mudanças, exigia-se dos produtores a manutenção de um alto nível de flexibilidade para atender às mais abruptas variações de demanda, com base apenas nos pedidos dos distribuidores. Demanda variava muito para Barrila, isso gerava um efeito chicote: em alguns momentos ocorria excesso de estoque e em outros, falta de estoque.

O departamento de logística da Barilla, na tentativa de reduzir o impacto dessa variação da demanda para seus sistemas de produção e distribuição, optou por inovar seu método de funcionamento. A ideia é abordada como Just-In-Time Distribution (JITD), e refere-se à troca da logística tradicional, em que a produção baseia-se nos pedidos realizados pelos distribuidores, pela logística inspirada no conceito de produção ―Just-In-Time, em que a própria organização logística da Barilla determinaria a exata quantidade a ser distribuída para o ponto de venda. O funcionamento do novo sistema contaria com a retirada dos processos de planejamento interno das distribuidoras e com a coleta e monitoramento de informações atualizadas referentes ao níveis de demandados produtos das próprias distribuidoras. Sendo responsável por determinar as quantidades e tempos de entrega, a Barilla garantiria a melhora das operações para ela mesma e para os clientes com a redução dos custos de distribuição, de níveis de estoque e de custos de produção. Apesar das aparentes vantagens, a primeira tentativa de implantação do novo método com o diretor de logística que desenvolveu a ideia, Brando Vitali, não foi bem recebida. Duas barreiras foram detectadas no processo: a primeira a insatisfação dos clientes com a perda de autoridade na ordenação dos pedidos e a segunda a grande resistência interna do pessoal de marketing e vendas com a inviabilidade e perigo do conceito.

A mudança de mentalidade dentro e fora de uma organização leva tempo e pode nos levar a algumas conclusões e ações a serem tomadas, como por exemplo:

Quantificação das vantagens que o novo sistema ofereceria. É importante fazer previsões realistas e demonstrar seus impactos tanto para a própria empresa, quanto para seus clientes. As medidas seriam referências métricas, tanto para a apresentação da ideia aos distribuidores, quanto para o desenvolvimento estratégico de sua implementação, ou seja, para uma implementação inicial do sistema, a Barilla poderia fazer uma sugestão de vendas para seus clientes, e mostrar dados passados (que eles obteriam com os pedidos anteriores) e provaria que o Just-In-Time Distribution (JITD) seria uma opção viável para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com