TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Biscoito

Ensaios: Caso Biscoito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

RESOLVENDO UM CASO – AULA 02

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DO MERCADO DE BISCOITO NO BRASIL

A disputa pelo mercado de biscoitos no Brasil é muito acirrada. Os biscoito São Luiz, sob o guarda-chuva da Nestlé, lideram o mercado, à frente de 26o empresas, o que gera um consumo de 150 mil toneladas de biscoitos.

Em 1994, a Danone começou a atuar nesse mercado, diversificando sua linha de produtos, cujo carro-chefe, há 30 anos, são os produtos lácteos.

Analisando o mercado de biscoitos, a Danone vislumbrou uma oportunidade de expansão e crescimento e passou a operar em todo o território nacional.

As estratégias utilizadas pela empresa foram entrar no mercado utilizando o próprio nome Danone e concentrar esforços em três marcas de biscoitos. A Danone adquiriu o controle acionário de a Campineira, fabricante dos biscoitos Triunfo, e também se associou à empresa Aymoré.

O resultado dessa estratégia é que, em apenas um ano de operação, a empresa detinha 6,5% de participação do mercado e seu faturamento havia crescido 27%.

Os consumidores estão sendo beneficiados com essa competição de alto nível no mercado nacional. Há oferta de uma gama de produtos de boa qualidade e empresas procurando ganhar espaço nesse mercado competitivo.

Para manter ou elevar a posição em um mercado tão disputado9 como esse, é i8mportante que as empresas tenham definidas suas estratégias e seus planos de ação, realizados a partir de um bom planejamento de marketing. Afinal, outras empresas podem estar analisando esse mercado e se preparando para entrar nessa concorrência.

Perguntas:

1 – Descreva a situação atual de mercado de biscoitos no Brasil.

2 – Que fatores, em sua opinião, influenciam a alta competitividade do mercado de biscoitos em nosso país?

3 – Na sua opinião, que estratégias a Danone deveria adotar neste momento, para assegurar sua crescente participação de mercado?

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »