TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Gillete

Dissertações: Caso Gillete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

3- AMBIENTE EXTERNO

A análise do ambiente externo tem como objetivo avaliar fatores que interferem no cotidiano da empresa e que estão fora do controle da mesma. Baseando-se neste conhecimento é possível traçar ações estratégicas a fim de se prevenir contra irregularidades e aproveitar novas oportunidades.

3.1- Fatores Políticos

A análise dos fatores políticos objetiva verificar toda manutenção em leis e regulamentações que alteram direta e indiretamente a comercialização dos produtos da empresa.

3.1.1- Regulamentação

O SECC, sindicato do comercio varejista de Cuiabá, é o representante responsável na luta pelos direitos, nas convenções coletivas, e pela qualificação da categoria, permanentemente. Oferece todo o suporte necessário à manutenção emprego no comércio, desde a denúncia da inadequação do ambiente de trabalho até a garantia do cumprimento de todos os seus direitos trabalhistas. Juntamente com o PROCON, órgão público do Governo do Estado de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tem como missão formular e implantar políticas públicas voltadas para a proteção e defesa do consumidor, com ênfase na Educação para o Consumo, visando à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

3.1.2- Imposto e reforma fiscal

O varejo é o setor onde os empresários mais pagam impostos, a legislação favorece os estados que industrializam produtos, diferentemente de Mato Grosso, onde a atividade econômica mais forte está concentrada na agropecuária, cujos produtos exportados são desonerados de impostos, por meio da Lei Kandir. Os varejistas aguardam a reforma tributaria, pois o crescimento na arrecadação é maior que a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da própria inflação, que giram em torno de 6% no país. A alta carga tributária também pode motivar a sonegação fiscal e desestimular o crescimento e os investimentos dos empresários.

3.2.- Fatores Econômicos

A análise dos fatores econômicos objetiva verifica as alterações economicas, fator que pode influenciar no valor do produto, na freqüência de compra e na media de consumo.

3.2.1- Inflação

A inflação acumulada até agosto, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 7,23%. De janeiro a agosto, o índice de preços teve avanço de 4,42%; em julho registrou-se uma alta de 0,16% enquanto em agosto, o indicador teve a alta de 0,37%. Com o aumento da inflação o valor das mercadorias também sobe, diminuindo as vendas no mercado.

3.2.2- PIB

Em 2010 o PIB do Brasil cresceu 7,5%, o índice mais alto desde 1986, quando teve a mesma variação. A tendência é que o PIB brasileiro cresça 4% a 5% 2011. Este aumento é causado por um maior consumo da população e de um alto investimento de empresários, segundo dados do G1 e IBGE.

Segundo dados do IBGE, o consumo das famílias foi responsável por mais de 60% do resultado do PIB de 2010. O varejo foi um dos maiores beneficiados por este fato, registrando o melhor desempenho da década para o setor. O aumento foi de 10,9% no ano passado, bem acima do já alto 7,5% total do PIB.

3.3- Fatores Sociais

Os fatores sociais ajudam na definição do público-alvo, bem como a mutação das características psico-sociais e econômicos do consumidor, para um melhor planejamento da empresa.

3.3.1- Segmentação demográfica

A população do Mato Grosso é de 3.033.911 habitantes sendo 55,2% pardos, 36,7 brancos 7% negros e 1,1% indígenas, segundo a estimativa populacional de 2010, com dados coletados pelo IBGE. Mato Grosso é o décimo - nono Estado mais populoso do Brasil e concentra 1,47% da população brasileira. O Estado possui 1.485.097 habitantes do sexo feminino e 1.548.894 habitantes do sexo masculino. Possui uma densidade demográfica de 2,6 hab/km², cerca de 82% dos mato-grossenses moram em áreas urbanas.

Chapada dos Guimarães possui 17.821 habitantes (IBGE), Sua área de 5.984 km2 divide a economia entre o turismo , a agricultura e pecuária.

Segundo dados do IBGE o PIB é de R$159 712,353 mil, no mesmo ano o PIB per capita de R$ 8 883,77 reais.

3.4- Fatores Culturais

A análise dos fatores culturais verifica os costumes e tradições de determinada sociedade, local e época.

3.4.1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com