TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Toyota

Pesquisas Acadêmicas: Caso Toyota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

CASO TOYOTA

1) Introdução

A história de desenvolvimento e sucesso estrondoso da montadora Toyota tornou-a uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo e isso não acontece de repente. Os mais de 70 anos de dedicação revelam uma história de respeito e dedicação ao cliente.

O modo de produção enxuta, a logística superafiada, os carros que fazem sucesso com o consumidor nada mais é, do que a implantação das operações básicas que toda empresa possui (operação técnica) atividade fim, que está relacionada a produção, sistema de cooperação lastreado no trabalho humano. Com o progresso técnico e a conseqüente objetivação do processo produtivo, as habilidades manuais são transferidas para a máquina.

Quando estudamos o Caso Toyota, observa-se a natureza específica da forma taylorista-fordista de organização e gestão (dominação) do trabalho.

A indústria automobilística tem sido na história do capitalismo, na sua fase monopolista, objeto de pesquisas desenvolvidas por várias disciplinas: psicologia social, sociologia industrial, engenharia de métodos, teoria organizacional, etc.

De um modo geral, estas disciplinas têm como preocupação primordial melhorar a produtividade da empresa através de uma eficiente gestão da força de trabalho, dito de outra forma tem como meta construir a adesão da classe trabalhadora ao processo de exploração.

A substância que move a organização na Toyota acontece em torno do seu eixo material: a divisão do trabalho que se sobrepõe à divisão técnica do trabalho - com seu corpo de gestores e especialistas profissionais e personifica o capital.

Portanto, o segredo do sucesso do modelo aplicado percorre sobre as “teorias gerenciais”. O seu foco são as técnicas de racionalização do trabalho, isto é, o denominado paradigma taylorista-fordista de produção em massa e as novas formas de gestão.

Na minha visão, F. W. Taylor, H. Ford e o pioneiro da doutrina das relações humanas, o sociólogo E. Mayo, são responsáveis pelo modelo de elaboração de uma técnica de controle social do trabalho que tem como objetivo ampliar o domínio do capital. O taylorismo-fordismo com seus métodos de racionalização da produção - fragmentação das tarefas, estudos de tempos e movimentos, estabelecimento da única maneira certa de executar o trabalho, princípio one best way, supervisão cerrada dos operários, incentivos monetários, esteira transportadora e ideologia da colaboração de classes, a harmonia administrativa - não pode ser confundido com o desenvolvimento da maquinaria, isto é, com o processo de objetivação da produção, automação.

Localizada em território japonês e gerenciada por japoneses, a Toyota não foge muito desses

conceitos. Referência mundial em gestão, principalmente no que tange ao marketing interno e, hoje, considerada a maior montadora do mundo, a empresa sabe como construir relacionamentos fortes e motivadores com os funcionários

Na década de 50, quando os americanos foram ao Japão ensinar aos técnicos japoneses aquilo que sabiam sobre metodologias estatísticas, os japoneses lhes retribuíram mostrando a importância do trabalho em grupo, da reunião de pessoas em torno de um mesmo objetivo.

2. O M

2.2 Conceitos Centrais de Gestão e Marketing

Como evolução do pensamento administrativo, chega-se no ponto em que o conhecimento de necessidades e desejos do consumidor passam a ser ponto crucial para o bom desempenho planejado de qualquer tipo de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com