TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso de Uso para “Entregar Pizza em Casa”,

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  5.040 Visualizações

Página 1 de 5

Dada uma especificação de Caso de Uso para “Entregar Pizza em Casa”, onde o cliente tem acesso a um formulário de um sistema web no qual preenche seus dados, solicita o tipo de pizza desejado, informa se deseja ou não algum tipo de bebida, pode fazer o pagamento através do Cartão de Crédito e pode imprimir um recibo completo do pedido, escolha a opção incorreta: Existe um relacionamento de <<include>> entre o pedido da pizza e a emissão do recibo.

Analise o Diagrama de Caso de Uso abaixo e escolha a opção INCORRETA:

O ator "administrador" pode executar a funcionalidade de manter funcionário.

O funcionamento de um sistema é possível através da comunicação de um conjunto de objetos por meio de mensagens que são passadas entre eles. Estas mensagens podem ser execuções de métodos, onde uma classe pode executar métodos de outra classe ou métodos próprios. O conhecimento que uma classe tem de outra classe pode ser maior ou menor, envolvendo uma maior ou menor conexão entre as mesmas. Considerando estas afirmativas, considere as sentenças abaixo e responda:

I. Um alto acoplamento entre classes significa que uma classe não tem bem definida suas responsabilidades e, portanto, faz coisas que outra classe deveria fazer;

II. A diminuição do acoplamento entre classes é um efeito que pode ser alcançado através do uso de interfaces para tratar os comportamentos similares de classes diferentes;

III. Podemos diminuir o acoplamento entre as classes através da utilização dos estereótipos <<extends>> e <<include>>, de modo a evitar o alto acoplamento entre casos de usos separados.

Está correto:

Somente a afirmativa II

Um caso de uso somente pode relacionar-se com outro caso de uso através de um relacionamento de inclusão ou extensão. De outro modo, somente se relacionará com os atores do sistema. Sobre o diagrama de caso de uso determine a afirmação correta abaixo: O ator é um elemento que interage com uma funcionalidade do sistema, mesmo estando fora da fronteira do sistema.

Um funcionário pode ser promovido em uma empresa baseado no seu tempo de casa (anos contados desde a data de sua contratação) ou por algum trabalho relevante realizado (chamado de merecimento, conforme uma visão de meritocracia). Para atender estas necessidades foi elaborado um diagrama de classes conforme abaixo:

Baseado no diagrama acima escolha a quantidade de afirmações corretas:

1. As classes que representam o tempo de casa e a promoção por merecimento são subclasses da classe Promoção, portanto, fazem tudo o que uma promoção faz além de fazer as ações características do tempo de casa e do merecimento.

2. É possível, neste modelo, uma promoção ao mesmo tempo por tempo de casa e por merecimento.

3. É possível que um funcionário não tenha qualquer promoção durante todo o tempo de serviço prestado à empresa.

4. A promoção está diretamente ligada ao cargo, isto é, conforme apresentado pelo modelo de classes o funcionário pertence a um determinado cargo que pode ou não ser promovido.

5. Um funcionário pode passar por vários cargos na empresa durante sua vida profissional e pode ter promoções independentemente do cargo em que estiver em um dado período.

Três afirmações corretas.

Em uma determinada metodologia, o processo de levantamento de requisitos é precursor do processo de análise. Nesta metodologia o analista de requisitos constrói o Diagrama de Caso de Uso e a elabora, para cada caso de uso do diagrama, a Especificação do Caso de Uso. Com as especificações de caso de uso em mãos, o analista de sistemas constrói o diagrama de classes preliminar, colocando os principais atributos identificados e alguns métodos. Sobre a relação entre caso de uso e classe, identifique a opção incorreta: A identificação de operações em uma especificação de caso de uso é fundamentada na análise do fluxo principal, ou básico, enquanto que os fluxos alternativos são adequados para a identificação das validações de regras de negócio.

Um DAO Genérico é um padrão de projeto que abstrai o objeto que será persistido, de modo que qualquer objeto possa receber as operações básicas de Incluir, Excluir, Alterar e Localizar, também chamadas de CRUD – Create, Retrieve, Update e Delete. No diagrama de sequência abaixo temos uma representação de um processo de criação de um objeto, isto é, a inclusão de seus atributos em uma tabela relacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com