TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso "Projeto feito em casa"

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste estudo de caso, iremos elaborar um planejamento para conseguirmos ter sucesso na negociação que visa expandir o projeto “feito em casa”, criado pela ONG Viva a Natureza.

Formada por jovens filhos de artesãos que negociam produtos artesanais produzidos com materiais reciclados por moradores de baixa renta em uma cidade do interior paulista.

O foco principal deste planejamento será convencer três empresários bem sucedidos a investirem no projeto, e desta forma a ONG consiga expandir e a área de atuação ao abrir três lojas nos principais shoppings centers da região.  

 

Planejamento de Negociação

O ponto de partida será analisar o perfil de cada empresário, desta forma teremos argumentos e propostas para faze-lo investir no projeto.

O primeiro empresário é João da Cruzes, é dono de uma Usina de açúcar e álcool da região, bisneto de uma antiga rendeira da cidade e possui humor estável, geralmente grosseiro e autossuficiente. Fernando da Silva nascido de família rica e tradicional da capital, tem 35 anos, é bem humorado e comunicativo. E por ultimo Ana Maria filha de um grande empresário, administra uma rede de lojas de departamentos, é firme em suas decisões e detalhista.

Após verificar o perfil de cada empresário chegamos a conclusão de que a melhor abordagem será explorar o fato que, os investimentos no projeto ira trazer benefícios para cada empresa no quesito divulgação da imagem, como empresas que possuem responsabilidade, aumentando assim sua credibilidade.

Desta forma, nosso principal argumento será que as empresas passarão a ser vistas de uma melhor maneira pela sociedade, pois estariam contribuindo em um projeto social e de modo indireto estariam gerando renda para famílias carentes e demonstrariam maior interesse com o meio ambiente, já que os produtos são desenvolvidos com materiais reciclados.

Para enfatizar a importância e os benefícios desta consciência social, apresentaremos uma pesquisa realizada com 1000 consumidores de diversas faixas etárias e classes sociais, onde será feito a seguinte pergunta:

“Você está prestes a adquirir um produto e possui duas opções, no qual uma das empresas que fabrica e comercializa mantém projetos sociais e outra que não se preocupa e não participa de projetos que visam a melhoria da sociedade, qual delas escolheria?”

A pesquisa apontou que 95% das pessoas disseram que escolheriam e comprariam da empresa que possui esta consciência social, e a maioria destes acrescentaram que iriam indicar esta empresa para seus amigos e familiares. Apenas 5% se mostraram indiferentes a escolha.

Desta forma demonstraríamos que ambos os lados seriam beneficiados, possivelmente finalizando a negociação com o apoio de ambas as empresas.

Conclusão

Concluímos que o processo de negociação envolve toda uma preparação, que se faz necessário uma visão abrangente sobre todos os itens envolvidos na negociação, tais como conhecimento sobre o projeto a apresentar, os investidores, o ambiente externo, dentre outras. Assim devemos saber que é necessário entender não só nosso ponto de vista, mas sim entender a visão das pessoas com que está negociando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com