TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos De Filosofia

Ensaios: Casos De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  292 Visualizações

pelo policial, poderia ter como fundamento a utilização do conceito aristotélico de equidade? Fundamente.

R= Sim. Pois a utilização da equidade prevê uma certa dose de bom senso. O sensato, ao diferenciar uma situação de outra para aplicação da lei. Está usando de equidade e sendo justo.

WEB aula 05

Pergunta-se:

1- Por que os filósofos do estoicismo buscaram fundamento na natureza para ordenar a vida humana?

R= Para fornecer base à ética do dever, e dar uma explicação à razão, que se manifesta no mundo, em especial no homem. Colocando o homem como parte do universo. E justificando que a cada homem cabe uma parte do universo que lhe é devida pelos seus atos, assim caracterizando o “dar a cada um o que é seu” tão utilizado no direito romano.

2- No texto acima é possível identificar o sentido dos direitos naturais na sua versão greco-romana?

R= Sim. Nas passagens: (...) (a natureza) faz justiça a cada um, tendo em vista que ela nos dota, quanto ao essencial, daquilo de que precisamos(...)De modo que, nessa grande partilha cósmica, cada uma recebe o que lhe é devido.

3- É possível identificar na fala de Cícero a tese republicana? Justifique sua resposta. Destaque no texto acima a passagem que exemplifica seus argumentos na questão anterior.

Sim. Bem explicitado no trecho: “(...) em suma, não há felicidade sem uma boa constituição política: não há paz, não há felicidade possível sem uma sábia e bem organizada república.”

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com