TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Loja Toys Us Pizzaria Totonnos

Exames: Casos Loja Toys Us Pizzaria Totonnos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01

PASSO 01

Definir em no Maximo duas linhas por item citados abaixo, os seguintes termos e expressões constantes do conceito legal de empresário no artigo 966 do código civil, essa definição deverá ser anotada, pois, contribuirá com a atividade que será executa no passo 04 desse desafio.

a) Profissionalmente: É considerado empresário aquele que exerce atividade econômica tendo como finalidade produzir ou circular. Bens ou serviços

b) Atividade econômica: A atividade econômica tem como objetivo gerar lucro ao empresário através das diversas alternativas oferecidas e permitidas pela lei

c) Atividade organizada: Considera-se organizada a atividade de um empresário devido ao fato de que ele terá de articular tecnologia, mão-de-obra, capital e insumos.

Passo 02

Reunir o grupo e pesquisar quais são as condições para ser torna um empresário, na legislação atual e sair da informalidade.

Para que determinado cidadão saia da informalidade e consiga se tornar um empresário de acordo com a legislação atual, são necessários alguns requisitos, os quais destacaram:

• O indivíduo deve estar em pleno gozo de sua capacidade civil (não pode ser menor de dezesseis anos, nem aqueles que por doença mental ou enfermidade, não puderem executar tal atividade);

• A pessoa que tem interesse em se tornar empresária não pode ser impedida de forma legal;

• O indivíduo será legalmente um empresário se exercer a sociedade empresária em nome próprio;

• Ter finalidade de lucro;

Passo 03

Reunir as informações do passo 01 e 02 preencher o quadro 1, conforme os dados solicitados

Perguntas RESPOSTA

Qual é o conceito de empresário? É o indivíduo que, de forma profissional, exerce atividade econômica organizada com intuito de produzir/circular bens ou serviços.

Quem a legislação não considera empresário? Quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir como empresa.

Cite cinco características do empresário. Perfil empreendedor; espírito de liderança; sabe enxergar oportunidades; tem capital pra investir; responsável.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?

Não ser impedido pela lei; estar em plenitude da capacidade civil; ter mais de 18 anos (ou ser menor emancipado).

O que é uma empresa? É a atividade econômica a qual o empresário exerce, tendo como finalidade gerar lucro para o mesmo.

Passo 04

Reunir sua equipe, com as informações coletadas no passo 1,2 e 3 desse ,elaborar um texto de no mínimo duas pagina no Maximo três paginas, colocando as informações pesquisadas em relação as informações pesquisadas em relação as condições necessárias para se torna um empresário ,bem como o conceito de empresa. As informações obtidas na elaboração do quadro auxiliarão na elaboração do texto.

Etapa 02

Passo 01

Sociedades existentes:

• Sociedade em Conta de Participação

• Sociedade em Nome Coletivo

• Sociedade Simples

• Sociedade em Comum

• Sociedade em Nome Coletivo

• Sociedade em Comandita Simples

• Sociedade Limitada

• Sociedade anônima

• Sociedade em Comandita por Ações

• Sociedade Cooperativa

Passo 02

Reunir sua equipe,com as informações conseguidas no passo 1 desse desafio, escolher a melhor opção e sociedade. Entre os nomes empresarias sugeridos pelos integrantes do grupo,escolher qual será o nome da empresa dos sócios Praxedes e Epaminondas.

Analisando os tipos de sociedades permitidas pela lei, a Sociedade Limitada é a mais usada (mais de 90% das empresas do Brasil estão nesse formato) e, também, a mais recomendada. Comparando-a com as outras, podemos perceber que ela é mais simples e ideal para a empresa que Epaminondas e Praxedes da Fé pretendem formar. O nome empresa será DA FÈ PLANEJADOS

Passo 03

Elaborar um contrato social (fictício), com as informações dos passo 01 e 02. Para isso equipe.

01 reunir os dados já escolhidos como: tipos de sociedade, dados dos sócios, dados da empresa e nome empresarial da empresa.

Nome da empresa: da Fé planejada

Sociedade limitada

CNPJ: 071.6246077

DADOS DO SOCIOS:

PRAXEDES DA FÈ

RG: 59592463

CPF: 237222245

EPAMINODAS DA FÉ

RG: 6875118926

EMPRESA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com