TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catiões de Grupo IV

Resenha: Catiões de Grupo IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Resenha  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÂO

A Química Analítica envolve métodos voltados para a determinação dos componentes de uma amostra. Os métodos qualitativos geram informações sobre a identidade das espécies atômicas ou moleculares ou mesmo grupos funcionais presentes na amostra. Já os métodos quantitativos proporcionam resultados numéricos relacionados à quantidade dos componentes na amostra.

Uma amostra a ser submetida à análise de ânions pode conter grande número destes. Mesmo assim a identificação de cada um dos ânions pode ser feita desde que se trabalhe em condições adequadas para eliminar interferências.

Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe um sistema satisfatório para separação dos ânions em grupos principais, no entanto, é possível separá-los de acordo com a solubilidade de seus sais de prata, cálcio, bário e zinco, mas estes grupos servem apenas para indicar a limitação deste método.

A importância da análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando armamos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas está no domínio da Análise Química Qualitativa.

Os ânions foram agrupados de acordo com seu comportamento frente a dois reagentes: Cloreto de Bário (BaCl2) e Nitrato de Prata (AgNO3). A partir de precipitação ou não da solução do ânion analisado com esses dois reagentes e da caracterpistica do ânion formado (solubilidade em HNO3), localiza se o ânion do seu grupo.

O presente ensaio refere-se ânions do grupo 2: Nitrito (NO2-); Acetato (CH3COO-); hipofosfito (H2PO2-); Tiossulfato (S2O3-2); Sulfeto (S-2). Estes ânions não precipitam com Cloreto de Bário, precipitam com Nitrato de Prata e são solúveis em ácido Nítrico.

Nitritos são composições químicas liberadas por alguns tipos de bactérias, sal ou éster do ácido nitroso (HNO2) ou ânion dele derivado. Em conjunto com os nitratos, os nitritos são também utilizados para conservar a carne, mantendo a cor e inibindo o crescimento de microrganismos, no entanto os nitritos podem formar nitrosaminas que são cancerígenas.

Também conhecido como etanoato, o acetato é um composto químico expresso pela fórmula CH3COO-, podendo ser um íon de um sal orgânico, éster ou base conjugada do ácido acético. Os acetatos geralmente são produtos nocivos à saúde, especialmente pelo alto teor de toxidade, por isso, o manuseio dessas substâncias deve ser feito de forma responsável, seguindo as normas de segurança estabelecidas pelo local de trabalho.

2 OBJETIVO

Conhecer, identificar e confirmar a presença de cátions do grupo IV na solução mãe e aprender suas técnicas de separação.

3 MATERIAIS

3.1 MATERIAIS E VIDRARIAS

• Becker de 50ml e 250ml;

• Bico de Bunsen

• Pinça de madeira

• Filtro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com