TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Grupo IV

Pesquisas Acadêmicas: Análise Grupo IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 3

Os cátions do grupo IV não reagem nem com reagente do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam precipitado com carbonato de amônio na presença de cloreto de amônio em meio neutro ou levemente ácido. Os cátions desse grupo são: Ba+2, Ca+2, Sr+2. Todos precipitados são brancos.

OBJETIVO

Os propósitos deste experimento são análise e a separação dos cátions do grupo IV (Mg2+, Ca2+, Ba2+ e Sr2+).

MATERIAIS E REAGENTES

Tubos de ensaio; Tubos para centrífuga; Pipetas de Pasteur; Estante para tubos de ensaio; Béqueres de 100 mL e 250 mL; Tripé e tela de amianto; Papel indicador; Pinça de madeira; Bastões de vidro; Centrífuga; Fios de platina; Solução dos cátions do grupo IV; HCl 6,0 mol/L; HCL conc.; NH4OH 6,0 mol/L; (NH4)2CO3; 1.5M; HAc 6M; NaAc 3M; K2Cr2O7 0,2M; (NH4)SO4 2,5M; Oxalato de amônio 0,25M

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

• PROCEDIMENTO PARA A SEPARAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO IV.

Inicialmente, colocou-se 5 gotas da solução de cátions em tubo de ensaio, a este mesmo tubo foram adicionadas 5 gotas de HCL 6M e em seguida NH4OH concentrado gota a gota e com agitação até o meio ficar alcalino , foi aquecido em banho-maria e adicionou-se 15 gotas de (NH4)2CO3 1,5M, agitou-se o tubo vigorosamente para homogeneizar e aqueceu-se, com cuidado, durante 2 minutos.

Centrifugou-se e testou-se a precipitação com mais algumas gotas de (NH4)2CO3 1,5M. Foi separado o sobrenadante que contém magnésio (fato testado pela reação do fosfato de sódio). O precipitado pode conter pode conter os carbonatos: cálcio, bário e estrôncio então, o precipitado foi lavado com água quente, centrifugado e o sobrenadante foi desprezado. Ao precipitado foi adicionado HAc 6m gota a gota até completa dissolução e em seguida adicionou-se 5 gotas de NaAc 3M e 10 gotas de K2Cr2O7 0,2M e agitou-se a solução. Aqueceu-se em banho-maria, foi centrifugado e retirado o liquido sobrenadante e reservado em outro tubo de ensaio.

Ao sobrenadante retirado anteriormente , adicionou-se 3 gotas de NH4OH 6M , 10 gotas de (NH4)SO4 2,5 M, agitou-se e aqueceu-se até a ebulição. Foi centrifugado e testado para ver se a precipitação foi completa. Foi separado o precipitado do liquido sobrenadante. Ao liquido, adicionou-se 3 gotas de oxalato de amônio 0,25M, agitou-se e foi deixado em repouso cerca de 2 minutos. A formação do precipitado branco indicou a presença de cálcio.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Procedimento realizado para análise dos cátions do grupo IV (Mg2+, Ca2+, Ba2+, Sr2+).

Para a separação dos cátions do grupo IV, inicialmente foram utilizadas soluções de cátions IV, logo após foram adicionadas 5 gotas de HCL 6M em seguida foram adicionadas aproximadamente 50 gotas de NH4OH concentrado, foi colocado em banho-maria e adicionou-se (NH4)2CO3 1,5M, o tubo foi agitado e aquecido novamente por aproximadamente 2 minutos, e teve a ocorrência de um precipitado branco.

O precipitado foi lavado com água quente e centrifugado, o liquido sobrenadante foi desprezado. A este precipitado foi adicionado HAc 6M, em seguida NaAc 3M e também foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com