TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Brasileiro Das Pessoas Surdas

Trabalho Escolar: Cenario Brasileiro Das Pessoas Surdas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

Cenário brasileiro para as pessoas surdas

Tem sido um desafio a inclusão dos indivíduos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil neste grupo enquadram-se os sujeitos surdos que usa a capacidade de linguagem e a habilidade de adaptá-la. Discutir sobre a educação dos surdos e como ela vem existindo aponta para a realidade das suas necessidades que por muito tempo foi negligenciada. A língua de sinais "é uma língua espacial visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos, para transmiti-la". Distinguem-se das línguas orais pela utilização do canal comunicativo, enquanto as línguas orais utilizam canal oral-auditivo, as línguas de sinais utilizam canal gestual-visual.

Esta forma de linguagem é rica, completa, coexiste com as línguas orais, mas é independente e possui estrutura gramatical própria e complexa, com regras fonológicas, morfológicas, semânticas, sintáticas e pragmáticas. É lógica e serve para atingir todos os objetivos de forma rápida e eficiente na exposição de necessidades, sentimentos, desejos, servindo plenamente para alimentar os processos mentais.

O intérprete constitui um elemento de importância primordial na educação dos surdos, na esfera de classes regulares, pois um profissional que atua nesse âmbito deve ser devidamente capacitado para dominar a LIBRAS, proporcionando aos surdos receber informações escolares em língua de sinais, abrindo-lhes oportunidades para que possam construir competências e habilidades na leitura e na escrita, tornando-se, portanto, letrados.

Mesmo com toda a dificuldade que os surdos enfrentam ,já obtiveram algumas conquistas , como tornar a Língua Brasileira de Sinais uma identidade social , o direito de estudar em escolas regulares , e de que este aluno tenha um interprete para auxilia-lo nas aulas.

Mas na contramão,vem os obstáculos ,que são a falta de professores capacitados para suprir as necessidades destes alunos , um exemplo disso é a universitária Tábata Larissa Rodrigues Lopes de 20 anos ,que se matriculou na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande e soube que para assistir as aulas ela própria deveria contratar uma interprete pois a universidade não tem profissional.

Teve o caso dos jovens surdos que foram ao cinema assistir o filme Shrek em Belo Horizonte e ao chegar lá não havia sessões do filme legendado e somente dublado , e isso tem que ser pensado no cinemas,ele moveram ação na justiça e ganharam .

Assim sendo ,acredito que o cenário brasileiro para pessoas surdas, precisa ainda de muitas mudanças , muito incentivo , e profissionais apaixonados pela profissão e sempre esteja se aperfeiçoando para acompanhar as pessoas surdas , e permitir que elas estudem , possam se tornar pessoas cultas e prontas para o mercado de trabalho.

Bibliografias

Plt Libras-Conhecimento Além dos Sinais

www.campograndenews.com.br

www.uol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com