TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização Entre As Pessoas Surdas

Exames: Contextualização Entre As Pessoas Surdas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA NOVA E PRAGMATISMO

Compreende-se o ideário escolanovista partir da situação social em que foi gerado. Nesse sentido, a Escola Nova é típica representante da pedagogia liberal o termo liberal tem sentido de avançado, democrático ,aberto como costuma ser usado. Com o fortalecimento do capitalismo, a partir da Revolução Industrial, realçaram-se valores como a livre concorrência, a competição, a aceitação do desafio do novo, a afirmação da individualidade e a

liberdade de pensamento.

A crescente industrialização da sociedade, com suas rápidas transformações, requeria a ampliação da rede escolar. bem como uma escola que preparasse para o novo; além do mais, as esperanças de superação das desigualdades sociais encontravam na adequada escolarização uma promessa de mobilidade social.

AS ILUSÕES DA ESCOLA NOVA

Os teóricos da Escola Nova estavam convencidos de que a verdadeira democracia seria instaurada pela “escola redentora”, na qual todos poderiam garantir “um lugar ao sol” a partir de seu talento e esforço.

Segundo Dewey, o desenvolvimento tecnológico e a vida democrática tinham na escola um instrumento ideal por meio do qual os benefícios da educação seriam estendidos a todos, indistintamente.

A escola teria a função democratiza Dora de - equalizar as oportunidades. Eis aí, segundo alguns teóricos o chamado “otimismo pedagógico” ou, ainda, a “ilusão liberal” da Escola Nova.

Embora reconheçamos os aspectos inovadores da contribuição de Dewey, sobretudo quanto à oposição à escola tradicional. essa pedagogia aluda se inscreve no horizonte dos ideais liberais e, como tal, se funda na aceitação e não no questionamento dos valores burgueses.

O pragmatismo significa ação e pratica , o pragmatismo recusa o sistema fechado . As teorias deixam de ser respostas definitivas aos problemas humanos,e se tornam simples e permite que nos orientamos na realidade levando-nos a uma experiência a outra.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »