TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cenário Brasileiro Para As Pessoas Surdas.

Monografias: O Cenário Brasileiro Para As Pessoas Surdas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Para que se compreenda a barreira que pode estar presente em um processo de comunicação é necessário que se realizem estudos considerando as características dos distintos grupos de pessoas com deficiência. Neste trabalho o enfoque recai sobre o grupo das pessoas surdas oralizadas e objetiva-se, com o mesmo, esclarecer sobre as reais necessidades dessas pessoas, referentes ao processo da comunicação, e, propor o uso das tecnologias de informação e comunicação para a eliminação das barreiras existentes neste processo. Para isso, inicia-se a discussão do tema apresentando-se o estágio em que se encontra a legislação e as normas brasileiras correspondentes. As questões referentes à acessibilidade na comunicação para pessoas surdas são analisadas em três tópicos: primeiro, através de uma discussão sobre a diversidade existente entre as pessoas surdas; abordando-se em seguida os problemas de acessibilidade comuns a todas as pessoas com deficiência auditiva para concluir o texto com os problemas específicos das pessoas surdas oralizadas. Busca-se também com este trabalho, propor subsídios para a elaboração de normas técnicas que promovam a acessibilidade na comunicação.

Constata-se que a acessibilidade na comunicação para pessoas surdas oralizadas é um assunto pouco discutido, embora muitas sejam as barreiras existentes. Para que soluções de acessibilidade eficientes sejam encontradas é necessário que seja considerado o conjunto de diferenças linguístico-cognitivas existente entre as pessoas surdas. Essas diferenças demandam que algumas considerações um tanto específicas sejam feitas a respeito das mesmas, de forma a que se possa fazer a necessária distinção entre essas pessoas, considerando as suas necessidades específicas quanto à comunicação. Relata-se, através desse artigo, que a maioria das portarias ministeriais, leis e outros documentos oficiais brasileiros envolvendo a acessibilidade à comunicação quase sempre não fazem menção aos surdos oralizados não-usuários de língua brasileira de sinais (LIBRAS), e esta lacuna prejudica aos mesmos. Objetiva-se, com este trabalho, esclarecer sobre as reais necessidades das pessoas surdas oralizadas, referentes ao processo da comunicação e, ao mesmo tempo, evidenciar como as tecnologias de informação e comunicação podem ser usadas para a eliminação das barreiras existentes neste processo. Busca-se, também, propor subsídios para a elaboração de normas técnicas que promovam a acessibilidade na comunicação, reduzindo-se, assim, parte dos problemas que as pessoas surdas oralizadas encontram para o acesso ao conhecimento, à informação e comunicação.

Fonte: 12 - ARIAL - Espaçamento 1,5. De 15 a 30 linhas

Desenvolvimento

A acessibilidade na comunicação é fator muito importante para o pleno exercício de cidadania do surdo assim como também contribui para uma melhor integração e inclusão do mesmo, nos distintos espaços sociais.

Atender às necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer um maior nível de consciência por parte da comunidade acadêmica e sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva, uma vez que questões como as necessidades de interfaces visuais, padrões para a identificação de fala,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com