TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Central Do Brasil

Dissertações: Central Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 4

No ano de 1998, o Brasil passava por um período de mudanças devido a vários acontecimentos na historia política. Em meio a essas variações, surgiu o filme central do Brasil, que tinha como diretor Walter Sales, o qual retratava a cultura e a imagem dos brasileiros da época, mostrando a realidade do Brasil no século XX, apontando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande.

Tendo como principal foco os migrantes que deixam o sertão em busca de melhorias de vida nas cidades grandes, e se deparam com grandes dificuldades, pois são humilhados vivem em condições precárias e muitas vezes não tem condições financeiras para volta à sua terra natal.

Desenvolvimento

O filme central do Brasil mostra a vida de Dora (Fernanda Montenegro) uma professora aposentada, que apesar de seus conhecimentos, não possuía valores para dar sentido a vida, sem ética, pensava apenas em sua sobrevivência e Josué um garoto pobre que ficou órfão após sua mãe sofrer um acidente de transito, apesar da sua pouca idade, conhecia o verdadeiro sentida da vida e buscava pela felicidade, e tem como sonho, conhecer seu pai. Dora para complementar sua renda, fazia cartas para analfabetos na maior estação do Rio de Janeiro, Dora era uma mulher amarga sem coração desleixada e enganava aquelas pobres pessoas que as procuravam para escrever suas cartas para seus familiares. E foi assim que Josué entrou na vida de Dora, quando sua mãe a procurou para escrever uma carta ao pai do garoto, na saída da estação Ana é atropelada e Josué fica sozinho naquela cidade, sem ter para onde ir, fica na estação. Dora apesar do seu rancor acolhe o garoto em sua casa, onde acaba vendendo o garoto para traficantes de crianças em troca de um aparelho de TV mais sofisticado. Aqui pode se ver o busca exagerada pelo consumismo que o capitalismo impõem sobre as pessoas as quais perdem seus valores. Dora logo se arrepende e consegue pega-lo de volta. Diante disso os dois iniciam uma viagem pelo interior do nordeste a procura do pai do garoto, e os dois acabam se envolvendo, e passam par varias situações juntos nessa aventura em busca de uma nova realidade, onde ainda se acredita que a fraternidade e a compaixão pelas pessoas ainda existam. Este retorno a suas origem fazem parte dos nordestinos que saem para as cidades grandes, em busca de novas oportunidades e que muitas vezes acabam se deparando com um mundo cheio de violência, pessoas mau caráter que só pensam em se dar bem, abusando da falta de conhecimentos desses pobres nordestinos, que tem como único objetivo voltar a suas origem.

Apesar de tudo que já havia acontecido Josué só tinha a Dora, uma pessoa de caráter duvidoso, no percurso da viajem aparasse César um caminhoneiro de bom coração, que os ajudam em parte do trajeto, formando aparentemente uma família, mas Dora sente um desejo por César, e resolve dar encima dele. E o mesmo confuso foge e abandona os dois em um restaurante. Então eles continuam sua viagem e acabam chegando ao destino, mas, para a tristeza do garoto que acaba encontrando o homem que não é o seu pai, diante daquela situação gera um sentimento de angustia, e Josué vê em Dora uma figura materna, acaba acolhendo a mulher em seu colo.

Como o dinheiro já havia acabado, e os dois se em contavam em situação de miséria sem ter para onde ir, Josué encontra uma saída,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com