TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Cirurgico

Dissertações: Centro Cirurgico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  4.573 Palavras (19 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 19

Precaução padrão no C.C.

São medidas de proteção que devem ser adotadas por todos os profissionais de saúde, no cuidado a qualquer paciente ou no manuseio de artigos contaminados, quando houver risco de contato com:

• sangue

• líquidos corporais, secreções e excreções (exceto suor)

• mucosas

Têm por objetivo evitar a transmissão de infecções do paciente para o profissional de saúde. São importantes por três motivos:

- Na UCC há uma alta rotatividade de pacientes sem um diagnóstico definido quanto a doenças transmissíveis, pois no pré-operatório não investiga se o paciente é portador de patologias de alta transmissibilidade ou não.

-São procedimentos invasivos onde há quebras de barreiras protetoras importantes contra microorganismos, em especial a pele.

- Aumenta a possibilidade do profissional entrar em contato com material biológico, devido ao ato cirúrgico.

São subdivididos em:

Precaução de contato- São indicadas para pacientes com infecção ou colonização por microrganismos com importância epidemiológica e que são transmitidos por contato direto ou indireto

Precaução por gotículas- é o contato com partículas com as mucosas oral, nasal ou conjuntiva que podem ser geradas durante tosse, espirro, conversação ou realização de diversos procedimentos.

Precaução com patógenos aéreos- transmissão de microorganismos por pequenas partículas, que podem permanecer em suspensão no ar por longos períodos de tempo. Pode ser através de espirros, tosse.

PRECAUÇÕES PADRÃO

-Higienização das mãos: lavar as mãos antes e depois do contato com o paciente, na retirada das luvas e após contato com sangue ou secreções.

-Luvas: quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas.

-Óculos, máscaras e avental: quando houver risco de contato com sangue ou secreções-proteção da mucosa dos olhos, boca , nariz , roupas e superfícies corporais.

O uso desses artefatos está incorporada pela equipe cirúrgica. Para todos os procedimentos cirúrgicos

É exigido o uso de máscaras cirúrgicas adequadas por todos da equipe, e que se posicionam próximo ao campo operatório (1 metro de diâmetro), com a finalidade de pro - proteger o sítio cirúrgico de gotículas que possa ser lançadas pela equipe durante a fala, espirro ou tosse.

Na UCC deve-se usar uniforme privativo com o intuito de proteger o profissional, proporcionar conforto e controle do fluxo de pessoas na unidade fechada, considerada crítica. O avental servirá de biobarreira ao sítio cirúrgico.

A touca é indicado em todos os procedimentos cirúrgicos. O propé está indicado para a proteção dos cauçados dos profissionais.

Os artigos usados nos procedimentos são classificados pelo seu potencial de transmissão de infecções:

-ARTIGOS CRITICOS: são aqueles destinados a penetração, através de pele e mucosas, que entram em contato com tecidos estéreis do corpo humano, isentos de colonização. Exemplo: agulhas, materiais cirúrgicos, cateteres cardíacos e outros.

-ARTIGOS SEMICRÍTICOS: são aqueles que entram em contato com as mucosas colonizadas. A esterilização não é obrigatória, mas deve ser feito a desinfecção intermediária. Exemplo: circuitos de terapia respiratória, endoscópios, tubos endotraqueais.

-ARTIGOS NÃO-CRÍTICOS: são aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra do paciente ou não entram em contato com ele. Exemplo: o material usado para higienização, termômetro, esfigmomanômetro,oxímetro de pulso, comadre, papagaio, entre outros.

PRECAUÇÃO DE CONTATO

- Paciente deve ser internado em quarto privativo

- Luvas e lavagem das mãos: usar luvas de procedimento ao entrar no quarto e durante o atendimento ao paciente; troca-las ao entrar em contato com fezes, secreções de feridas; retirar as luvas e lavar as mãos com anti-sépticos antes de sair do ambiente; não tocar em superfícies e ambientes do quarto.

- Avental: para contato com o paciente quando este estiver diarréico, com ileostomia, colostomia ou drenagem de ferida sem curativo, superfícies ambientais ou itens do quarto; retirá-lo antes de sair do quarto; não permitir que as roupas pessoais entrem em contato com superfícies contaminadas, evitando transferência de microrganismos.

- Transporte de paciente: limitar o transporte para fora do quarto ao mínimo; manter precauções para diminuir o risco de transmissão de microrganismos para outros pacientes e superfícies ou equipamentos quando o paciente for levado para fora do quarto.

- Equipamentos de cuidado ao paciente: os pacientes devem ter separados os equipamentos como estetoscópio e termômetro, os quais devem ser limpos e desinfetados antes de usar em outros pacientes.

-Ambiente: os itens e superfícies em contato com o paciente devem ser submetidos a limpeza diária.

PRECAUÇÕES COM GOTÍCULAS

São indicadas para pacientes portadores de microrganismos transmitidos nas gotículas e podem ser gerados durante tosse, espirro, conversação ou realização de vários procedimentos. Doenças como: coqueluche, difteria, rubéola, meningite por Haemophilus influenzae e Nisseria meningitidils, Meningococcemia. As precauções consistem em:

- Internação do paciente em quarto privativo, com distância mínima de um metro entre pacientes ou visitantes e ventilação e circulação especiais.

- Deve-se usar máscara quando a distância for menor que um metro.

- Limitar o transporte do paciente ao mínimo e o mesmo deverá usar máscara cirúrgica.

PRECAUÇÕES POR AEROSSÓIS

São recomendada para pacientes com suspeita ou confirmada por microrganismos transmitidos por aerossóis.

Doenças como: varicela, sarampo, tuberculose e herpes-zóster disseminado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com