TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Estético UNOPAR

Casos: Centro Estético UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

CENTRO ESTÉTICO 3

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

CENTROS DE ESTÉTICA

O Brasil já é considerado o terceiro maior mercado de beleza do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos e para o Japão. Oportunidades lucrativas de negócios para empresário e empreendedores se multiplicam por aqui, com a mesma velocidade que a indústria de higiene, perfumaria e cosméticos investe em inovação, pesquisa e desenvolvimento. O resultado dessa equação é um rápido crescimento do setor de estética no país, o que aumenta o número de vagas abertas e impulsiona profissionais de diferentes segmentos, como laboratórios, clínicas de estética e salões de cabeleireiro, a buscares maior qualificação, inclusive no exterior.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o desenvolvimento da indústria, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta, com o consequente aumento da produtividade, fizeram o mercado de beleza aumentar cinco vezes, alcançando, em 2010, faturamento de R$ 27,3 bilhões. Em 2011, o crescimento foi em torno de 30%.

De acordo com a ABIHPEC, uma das razões para a expansão do setor, além da modernização do parque industrial, do investimento em marketing e da inovação tecnológica das indústrias, é a democratização do consumo e do maior acesso pelas classes D e E.

Já as oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza cresceram 278,9% em 16 anos (de 1994 a 2010). Dados obtidos junto ao mercado e a sindicatos de trabalhadores, revela que em 2010 foram contabilizadas 4.282 milhões de oportunidades de emprego nas áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Número que representa uma expansão média anula de 9,3% em relação a 2009. Em 15 anos, expansão média de 10,5%, contra PIB de 3,1%.

Com o crescimento da procura por tratamentos estéticos, crescem também os riscos de contaminações. O que torna imperiosa a atenção dada quanto aos cuidados com a Biossegurança

Quando pensamos em uma Clínica de Estética imaginamos um espaço de bem estar, beleza e de relaxamento. Porém para que isso ocorra é necessário que o profissional tenha ciência de algumas medidas que devem ser tomadas, como forma de garantir a saúde mental e física daqueles que desfrutam do espaço como clientes ou profissionais.

O trabalho do Esteticista está diretamente ligado ao contato corporal, por este motivo existem diversas possibilidades de se contrair alguma infecção, que coloque em risco a saúde do profissional e/ou do cliente.

O controle de infecções é do interesse de todos os envolvidos no ambiente da Clínica de Estética, portanto, uma obrigação coletiva, que busca controlar as contaminações presentes nos espaços e nos procedimentos.

A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Na relação entre riscos, desde o cumprimento pelas mãos até um espirro ou contato com alguma superfície contaminada. Devido à grande demanda do segmento da beleza, a preocupação da segurança na relação do não contágio de serviço prestado, é uma atitude que configura maior credibilidade ao profissional Esteticista.

A assepsia é fundamental para o trabalho do profissional Esteticista, tanto nas mãos, quanto roupas e materiais ou aparelhos dispostos na sala da clínica. Assim, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com