TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenários de recursos humanos

Tese: Cenários de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

Cenários de Recursos Humanos

Avaliação de cenários

A área de RH necessita se adaptar a cenários que se modificam com certa rapidez.

Vejamos alguns cenários possíveis no Brasil dos próximos anos. Para possibilitar uma análise dos profissionais de RH, tais cenários são apresentados sempre com duas visões:

Seguridade Social

Favorável: a previdência social fará uma reforma básica e alcançara elevado grau de eficiência, cobrindo adequadamente uma população idosa, que, no início do século XXI, contará com mais de 7 milhões de pessoas.

Desfavorável: a falência da previdência é inevitável, e todos pagarão a conta, o que trará sofrimento para milhões de pessoas. Os governantes aumentarão as contribuições de previdência para as empresas.

Conflitos Sociais

Favorável: derrubado o muro de Berlim, os conflitos sociais ficaram para trás. Na América Latina, o ressentimento contra empresas é coisa do passado. Os empregados assumirão uma postura conformista, evitando o confronto com as organizações em busca de melhorias de salários e de condições de trabalho, e as empresas viverão uma luminosa paz interna e externa.

Desfavorável: o Brasil continuará com uma situação dramática quanto a distribuição de renda, com excesso de pobreza, corrupção, criminalidade e conflitos. Os governantes não implementarão programas e planos de saneamento, saúde, água, luz e habitação popular. Esses fatos, de uma forma ou de outra, se refletirão na vida dos empregados e das empresas.

Legislação do Trabalho

Favorável: A consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e seus remendos serão abolidos. O trabalho ficará livre e será objeto de negociação no contrato coletivo, por empresa. A redução de burocracia e papelada será fantástica, surpreendendo os contadores e os profissionais mais otimistas.

Desfavorável: mais de 5 mil artigos sobre as relações de trabalho serão considerados ainda insuficientes por deputados e senadores, que produzirão, com frequência, novas obrigações legais para as empresas, além de imporem o cumprimento de regulamentos e controles trabalhistas, aumentando a burocracia.

Serviços Públicos e Privados

Favorável: os serviços públicos e privados necessários ao dia-a-dia do empregado e de sua família serão melhorados drasticamente, constituindo-se em motivo de orgulho para o Brasil.

Desfavorável: Tais serviços ficarão piores, em razão da falta de recursos e do atraso tecnológico. Recordes de demora e baixa qualidade de atendimento serão comuns, igualando o Brasil aos países mais atrasados. A disputa pelos serviços aumentará a corrupção na vida brasileira.

Burocracia e desburocratização

Favorável: será instalado no país um forte ambiente de confiança e desburocratização. As empresas, seguindo essa corrente, adotarão práticas mais liberais de controle, baseadas na confiança mútua. Esse clima de ética e de confiança será contagiante, e os departamentos de auditoria, incluindo os internacionais, farão apenas revisões de rotina, cada vez menos frequentes.

Desfavorável: continuará a haver debate entre duas empresas concorrentes: uma pregando mais confiança, e outra alegando a necessidade de controles em nome do interesse dos acionistas. Nesse cenário, conviverão práticas mais liberais e regras de controles clássicos, conforme a área e o estilo da gerência envolvida.

Sindicalismo

Favorável: os sindicatos amadurecerão e se sentarão a mesa com as empresas, como parceiros leais, visando à melhoria das condições do trabalho, o bem estar do trabalhador e sua empregabilidade.

Desfavorável: aproveitando a confusão existente, os sindicatos atingirão alto grau de especialização e se transformarão em máquinas corporativas, altamente eficientes na captação de dinheiro de trabalhadores, empresas e instituições internacionais. Seus recursos atingirão números recordes de 1 a 2% do PIB.

Ecologia e Meio Ambiente

Favorável: esse assunto será uma febre passageira. As empresas maiores estarão expostas e não serão fortemente questionadas sobre condições de trabalho e dano ao meio ambiente. Haverá recursos para corrigir situações de agressão ao meio ambiente e poluição, no curto prazo.

Desfavorável: as pressões contra as empresas serão fortes e com intensidade crescente. Não haverá recursos para corrigir todas as situações, no médio prazo. Conflitos com autoridades, sindicatos, grupos de pressão e empregados serão frequentes.

Competição no mercado e mão-de-obra

Favorável: o mercado oferecerá farta mão-de-obra qualificada e de elevado padrão, assegurando tranquilidade para as empresas.

Desfavorável: a competição levará os indivíduos a mudarem mais de emprego, e profissionais de alto padrão serão disputados. Vencerão as companhias que tiverem ambiente desafiador e forem modernas, dispondo de excelente pacote de remuneração e benefícios, além de oportunidades de carreira. Bolsões crônicos de subemprego e desemprego serão ampliados.

Quadro de pessoal e terceirização

Favorável: a terceirização de atividades dará um grande salto para frente, e todos – autoridades, legisladores, empresários e sindicatos – adotarão cada vez mais essa opção. Empregados efetivos e trabalhadores terceirizados conviverão harmoniosamente no mesmo local de trabalho. E esse trabalho será feito na base da confiança e da boa fé.

Desfavorável: a terceirização ficará restrita a algumas áreas já consagradas e será combatida severamente por sindicatos e legisladores. A grande empresa ficará perdida entre o discurso de que “é preciso valorizar a pequena empresa” e a confusa legislação existente. A terceirização será usada para contornar a burocracia trabalhista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com