TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cepal No Brasil

Ensaios: Cepal No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

Aula tema 02: Escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais do CEPAL para o Brasil.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é uma das cinco comissões regionais da ONU, que tem como mandato o estudo e a promoção de políticas para o desenvolvimento de sua região, especialmente estimulando a cooperação entre os seus países e o resto do mundo, funcionando como um centro de excelência de altos estudos. Os países requerem um organismo com a capacidade de compilar informação, analisá-la e fazer recomendações.

Deste 1948 a CEPAL contribui para o debate da economia e da sociedade latino-americana e caribenha, apresentando alertas, idéias e propostas de políticas públicas. CEPAL tem-se dedicado particularmente ao estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas. No marco da proposta geral, conhecida como transformação produtiva foram consideradas questões tais como o papel da política social; o tratamento dos aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa; a necessidade do progresso técnico para inserir-se de maneira competitiva no âmbito global, consolidar a estabilidade das economias da região e dinamizar seu processo de expansão.

Além de identificar características estruturais que nos distinguem de outras regiões ou de diferentes trajetórias de desenvolvimento, a CEPAL sempre apontou para os desafios contra a desigualdade, para a luta contra a pobreza, para o fomento à democracia, justiça e paz e para as opções de inserção na economia mundial

Para o Brasil a instituição CEPAL foca políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústria, entre outras.

A grande maioria das empresas brasileiras não inova. O primeiro estudo mostra que essas empresas não se caracterizam apenas por não inovar – mais de 70% usam processos cuja duração média é maior que sete anos e fabricam produtos cujo tempo médiode vida é maior que nove anos. Os dois estudos permitem estilizar as empresas não inovadoras como micro ou pequenas, de capital nacional, situadas em setores de baixa oportunidade tecnológica, usando processos intensivos em recursos naturais ou trabalho e produzindo principalmente bens de consumo durável e bens intermediários, sem exportar. Ou seja, apontam para a importância de fatores estruturais como a composição tecnológica e o porte empresarial da indústria brasileira.

O Brasil, pelo seu território, população e participação na economia da América Latina, foi e permanece sendo uma das principais fontes e tema de análise dos relatórios e estudos da CEPAL.

A presença da CEPAL no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre a CEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha a avaliar o ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento para um período de dez anos, bem como realizar cursos de capacitação técnica.

Em setembro de 1960 foi instalado o Centro de Desenvolvimento Econômico CEPAL/BNDES no Rio de Janeiro, considerado a primeira representação formal da CEPAL no Brasil.

CEPAL no Brasil tem mantido, além do acordo com o IPEA, acordos com diversos organismos da administração federal para cooperação técnica, analisando as transformações na economia brasileira, prestando assistência técnica, realizando pesquisas, treinamento de recursos humanos, organização de seminários, intercâmbio de técnicos, bem como apoio a estados e municípios, entidades de classe e universidades. Além desses, outros acordos com agências de cooperação e governos de outros países têm possibilitado a realização de diversos projetos.

Cúpula da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), debatem alternativas que estimulem o desenvolvimento econômico regional, incentivando a criação de empregos e oportunidades, além da igualdade social e sustentabilidade ambiental..

A Cepal defende que é necessário unir esforços entre o Estado, a iniciativa privada e a sociedade para firmar acordos que levem a mudanças estruturais. Sem esses acordos, segundo os especialistas da comissão, não é possível programar políticas públicas para pôr em prática as propostas de igualdade e desenvolvimento em um contexto democrático.

Apesar de projetos e apoio da Cepal na verdade há grandes problemas a serem resolvidos no caso da saúde, por exemplo, Brasil no ramo da saúde é uma das partes mais afetadas nos dias de hoje, a precariedade e a falta de investimentos nesta área traz grande problema. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, médicos qualificados, são muitos fatores que poderíamos falar, mas na verdade necessitamos de um melhor governo, investimentos mais intensivos nesta área, a população necessita de maiores cuidados,para sermos um pais desenvolvido se vai um longo processos.

Há algum tempo atrás a saúde no Brasil nunca esteve na agenda nem da sociedade e muito menos do governo. Só percebíamos a presença do estado em caso de epidemias e catástrofes, só começou a haver mudanças a partir da criação do seguro social em 1923, e ainda mais rápido no Brasil contemporâneo, quando a importância social da saúde foi se tornando cada vez mais evidente. O Brasil ocupa uma posição epidemiológica intermediária onde as doenças crônicas e degenerativas estão crescendo de forma gradual.

É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Apesar do crescimento verificado nos últimos anos da inovação tecnológica o Brasil ainda existe grande passo para serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com