TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chile: peixe e marisco, especialidade de culinária chilena

Tese: Chile: peixe e marisco, especialidade de culinária chilena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

Chile: peixes e frutos do mar, a especialidade da cozinha chilena

O Chile é o paraíso daqueles que gostam de peixes e frutos do mar. As opções de pescado são enormes, a começar pelo tão apreciado salmão, caro no Brasil. Há também linguados, corvinas, peixes-espada, merluzas, trutas (excelentes, apesar de suas espinhas) e espécies que não existem no Brasil. Geralmente, não são pratos caros.

As formas de preparo são as mais diferentes; prefira os grelhados, que conservam melhor o sabor e são mais saudáveis do que os fritos (seu cardiologista deve ter uma palavrinha a dizer sobre isso!). Os frutos do mar são ainda de uma variedade inacreditável. Comecemos com a centolla, um caranguejo gigante de águas frias com carne mais delicada, em nosso entender, do que a da lagosta. Além dos manjados mariscos, temos também os locos, que não existem no Brasil (lembram um pouco as nossas vieras, mas são graúdos), camarões, lagostas, ostras etc.

Os pratos chilenos misturam influências nativas e europeias.

Os pratos típicos

Chupe Grosso modo, é o equivalente chileno de nossa caldeirada de frutos do mar. Excelente! O tipo de prato que aqueles que viajam pelo país não devem deixar de experimentar. Há vários tipos de chupes, um dos melhores é o que leva centolla.

Cazuela É uma espécie de sopa com carne de frango e de boi, meia espiga de milho e legumes. Em todo lugar você encontra. É um dos pratos mais populares do país.

Ajjaco Feito com carne assada ao forno, batatas, ovos e cebolas. Diversos temperos são utilizados em sua preparação.

Lomo a lo pobre Equivalente ao nosso bife a cavalo. Acompanham fritas. É um prato barato e alimenta.

Curanto É uma especialidade da ilha de Chiloé. A forma de prepará-la é bem original: em um buraco no chão são empilhadas pedras aquecidas ao fogo. Sobre ela são dispostas camadas, separadas por folhas de nalcas (um tipo de folhagem), de frutos do mar, carne de porco, frango, batatas etc. Depois tudo é coberto até ficar cozido.

Pulmay É muito semelhante ao curanto, a principal diferença é que enfiam todos esses ingredientes em panelas.

Lanches: a light food chilena

Sanduíches Alguns sanduíches tipicamente chilenos são encontrados em todo lugar: o barros luco, de carne com queijo quente é o mais tradicional. Diz a lenda que foi criado pelo presidente Ramón Barros Luco. Outro, o barros jarpa, é um equivalente de nosso misto quente. Existe ainda o completo, uma espécie de cachorro-quente, com tomate cortado, abacate ou chucrute, molho com picles, cenoura e maionese. O famoso chef Anthony Bourdain, que o experimentou quando de sua visita ao Chile, declarou: “não sei se é gostoso ou simplesmente um crime”.

Humitas Massa de milho enrolada na palha da espiga e cozida no vapor. É o equivalente chileno à nossa pamonha de milho verde. parecida com o tamale, é preparada com farinha de milho; pode ser tanto salgada, com alho, cebola, pimentão, sal e canela, quanto doce.

Empanadas ao horno São pastéis assados de carne moída recheados com legumes, ou então com queijo ou frutos do mar.

Sobremesas

Manjar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com