TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuva ácida

Pesquisas Acadêmicas: Chuva ácida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Chuva Ácida

Há uma grande confusão quando se fala em chuva ácida, pois na verdade toda chuva é ácida, o que muda é apenas o nível de acidez de cada uma. As famosas “chuvas ácidas” apresentam pH entre 5,6 e 5,7, valores abaixo da chuva “normal”, que tem pH7.

O que é pH?

O pH é uma medida que tem como função indicar se uma solução é ácida ou neutra.

A mudança de pH ocorre por conta do acúmulo de dióxido de enxofre e nitrogênio, substâncias provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão vegetal e gás natutal), que quando juntas com o hidrogênio, causam as chuvas ácidas.

Efeitos da Chuva Ácida

Vegetação e Solo

Ao receberem as chuvas ácidas, os solos sofrem uma alteração em sua composição e ficam “fracos”, dificultando o enraizamento de plantas, assim como a absorção de nutrientes.

Ecossistemas Aquáticos

Aparentemente os lagos e rios não apresentam nenhuma diferença quando acidificados, mas a diferença está abaixo da superfície. Quanto mais ácida se torna a água, mais comum é o desaparecimento das espécies aquáticas. Além disso, após um determinado pH, a decomposição de matérias orgânicas simplesmente para de acontecer. Portanto todos os detritos se acumulam e se instalam nas águas.

Saúde Humana

homem na chuvaAté a nossa saúde pode ser afetada com a chuva ácida, pois ao ingerir a água contaminada com metais pesados, somos contaminados tanto através de sua forma líquida, como pelo consumo de peixes ou qualquer outro alimento proveniente do meio aquático. Essa contaminação pode gerar graves problemas pulmonares, renais, hipertensão, entre outros.

Materiais e Monumentos

A chuva ácida possui o poder de acelerar o processo de corrosão de diversas coisas, como casas, edifícios, monumentos, além de desgastar mais rapidamente as pinturas e latarias de carros, pontes, fios elétricos etc. Ou seja, além de afetar a natureza e a nossa saúde, ainda nos traz mais prejuízos!

Solução da Chuva Ácida

A redução e o fim do uso de combustíveis fósseis e de todas as substâncias que emitem gases tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente é a única forma de diminuir o pH das chuvas.

Efeito Estufa e Aquecimento Global

Além da destruição da camada de ozônio, os gases poluentes tem ocasionado muitos outros fenômenos. Conheça um pouco de cada um nos próximos tópicos.

Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido.

Processo do Efeito Estufa

Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder ser liberado para o espaço.

Mesmo sendo um processo vital, o efeito estufa também pode ser um precursor do aquecimento global, devido à quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre, a camada mais sensível do planeta.

O problema ocorre da seguinte forma: a Terra recebe radiação infravermelha emitida pelo Sol e devolve parte dela para o espaço através de radiação de calor. Porém, os gases estufa retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço. Portanto, a parte retida causa o aumento da temperatura do planeta.

Gases Estufa

A liberação de dióxido de carbono (CO2) ocorre principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, através dos setores industriais e de transporte, e pelos desmatamentos e queimadas. Já o Metano é proveniente da decomposição de resíduos orgânicos, vazamento de gás natural, aterros sanitários, no processo de digestão dos animais, entre outros. O Óxido Nitroso é liberado através da combustão e do tratamento de esgoto, de processos industriais e com a fertilização na agricultura.

Aquecimento Global

Aquecimento Global do Planeta TerraO aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento de temperatura da superfície global e dos oceanos; é a retenção de calor acima do nível considerado “normal”, sem que ele se dissipe adequadamente. Há quem acredite que o aquecimento ocorre por causas naturais, mas grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da temperatura na atmosfera é provocado pelos homens, que emitem em excesso os gases estufas.

De acordo com o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), os maiores aumentos de temperatura foram de 1910 a 1945, e de 1976 a 2000. Os modelos climáticos estipulam que as temperaturas globais podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com