TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclagem De Nutrientes Em Florestas

Monografias: Ciclagem De Nutrientes Em Florestas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 3

9-O ciclo ou a rota dos nutrientes no ecossistema está diretamente relacionado ao processo de reciclagem ou reaproveitamento da matéria orgânica após um processo de decomposição. Esses nutrientes, presentes na matéria orgânica produzida pelos organismos (excretas, o próprio corpo) passa para o meio ambiente, quando os organismos morrem, perdem parte de sua estrutura corporal (ex: folhas, galhos, etc.) ou eliminam suas excretas. (PIRES, E. M.)

Nesse ciclo, os organismos decompositores desempenham um importante papel, pois são eles os responsáveis pela degradação da matéria orgânica. Esses organismos nutrem-se de cadáveres, fezes, partes ou componentes do corpo de seres vivos (folhas, madeira, cascas, etc.), e com isso, permitem que elementos químicos tornem-se disponível no meio ambiente para que outros organismos venham a utilizá-los. A ação dos organismos decompositores é de extrema importância, pois eles além de promoverem maior rapidez na degradação da matéria orgânica, sua ação favorece a fixação de compostos químicos, principalmente no solo. (PIRES, E. M.)

Os elementos químicos, tendem a circular na biosfera, por vias caracterisitcas, do ambiente para os organismos e destes novamente para o ambiente. Estas vias mais ou menos circulares são conhecidas por ciclos Biogeoquímicos. Assim, o movimento desses elementos essenciais à vida são denominados ciclagem de nutrientes.

10-De acordo com Pritchett (1986), existem dois ciclos de nutrientes no ecossistema florestal: um externo e outro interno. O ciclo externo ou geoquímico, inclui as formas de transferências de nutrientes para dentro e para fora do ecossitema florestal. O ciclo interno ou biológico, abrange apenas a ciclagem interna dos nutrientes no ecossistema florestal. O ciclo biológico pode ainda ser subdividido em duas partes: o ciclo bioquímico que se refere à movimentação dos nutrientes dentro da própria árvore e o ciclo biogeoquímico que abrange a ciclagem dos nutrientes entre o solo e a biomassa arbórea, onde a vegetação devolve nutrientes ao solo por meio da circulação de matéria, que é representada pela deposição de serapilheira, galhos grossos e troncos e pela morte de raízes, principalmente as finas. Outro modo de transferência de nutrientes da vegetação para o solo é pelas águas de precipitação interna da floresta e de escorrimento pelos troncos, conforme a figura.

11-A ciclagem de nutrientes está atrelada ao manejo do estoque de nutrientes minerais no solo e da produção de biomassa dos plantios de pinus. A análise do ciclo de nutrientes em florestas e plantações é feita através da compartimentalização da biomassa (folhas, galhos, madeira de tronco e de casca, raízes, serapilheira e vegetação do subosque) acumulada nos diferentes estratos ou fases de desenvolvimento da floresta, e da quantificação de nutrientes que se movimentam entre seus compartimentos. Na floresta, parte dos nutrientes é proveniente da entrada de poeiras, aerossóis e da chuva, e são parcialmente absorvidos pelas folhas. Os nutrientes que atingem o solo são oriundos da lavagem das copas, devido à lixiviação de metabólitos e exudados dos tecidos das plantas, das partículas em suspensão no ar e dos nutrientes contidos na própria água da chuva. Outras fontes importantes de nutrientes, as quais também reabastecem o solo, são procedentes da decomposição de vegetais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com