TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclismo Olimpico

Casos: Ciclismo Olimpico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O Ciclismo Olímpico Brasileiro

Antes do final do século XIX, em pleno tempo do império, as bicicletas, em versões clássicas, já eram vistas no Rio de Janeiro, conta-se que a capital carioca foi à primeira do país a receber veículo do gênero. Os mesmos modelos que circulavam pelas cidades da Europa podiam ser encontrados no belo cenário do Rio. Trazidas por integrantes da nobreza e por comerciantes abastados, a bicicleta, num primeiro momento, provocou enorme sensação entre os brasileiros e, desde os primórdios, esteve muito mais ligada ao tempo do descanso do que ao do desporto.

Apesar de já possuir bicicletas no ano de 1896, o Brasil não esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia. Porém, neste período, já funcionavam nas cidades de Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) ativas sociedades de ciclistas. Estas entidades dirigiam competições que reuniam a cada ano um número cada vez mais expressivo de competidores, em 1925 surgia a Federação Paulista de Ciclismo que promoveu diversas competições com vários clubes de prestígios da cidade de São Paulo.

Em 1904, o Brasil teve o seu primeiro representante em uma competição internacional neste esporte. Este atleta se chamava Antônio Prado Junior e participou do Campeonato Mundial de Velódromo, realizado em São Paulo, conquistando um honroso sexto lugar.

Em 1936, o Brasil estreava no ciclismo nos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, com os atletas Ricardo Magnani, Dertônio Ferrer e Hermógenes Netto, em 1960, o atleta Anésio Argenton foi aos Jogos Olímpicos de Roma, na Itália, ficando em sexto lugar na modalidade de corrida de quilômetros contra relógio. Outros brasileiros também obtiveram boas participações nestas olimpíadas. Antônio Alba e Hernner Simões celebraram vitórias importantes que tiveram a participação direta no crescimento do número de competições realizadas no Brasil, bem como, o aumento do interesse das pessoas pela prática do ciclismo.

Até 1984, nos Jogos de Los Angeles (EUA), era um esporte exclusivamente masculino, até que esta edição olímpica incluiu a prova de estrada individual feminina. Os eventos podem ser em pistas, estradas, mountain bike e BMX.

Apesar dos anos de conquistas, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, o ciclismo brasileiro ficaria ausente das Olimpíadas por vários anos, retornou às competições somente em 1972, nos Jogos de Munique, na Alemanha. Quatro anos mais tarde, nos Jogos de Montreal, no Canadá, o país ficaria de fora novamente por não conseguir classificação para as competições, retornaria às Olimpíadas, em 1980, nos Jogos de Moscou, na Rússia, da qual, desde então, participou de todas as edições seguintes dos Jogos Olímpicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com