TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Olimpicos

Artigos Científicos: Jogos Olimpicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE

A história das competições esportivas vem de vários séculos. Os principais exemplos são encontrados na Grécia Antiga. Em cidades relativamente importantes, tais como Corinto, Delfos ou Argólida, eram organizados eventos atléticos em homenagem aos deuses.

No entanto, os mais importantes eram os jogos celebrados em homenagem a Zeus na cidade sagrada de Olímpia (um pequeno povoado na península de Peloponeso, a cerca de 300km de Atenas) a cada quatro anos durante o verão.

Assim, os Jogos Olímpicos nasceram no ano 776 a.C onde sempre reinava a paz. Por mais que existisse relativa guerra no momento das disputas, uma trégua era imposta entre os atletas para não interferir na continuidade da Olimpíada. Em seus primeiros anos, o evento tinha apenas uma competição: uma corrida de aproximadamente 190m.

Com o passar do tempo, os gregos decidiram acrescentar mais modalidades, como as corridas de maior distância, a luta e o pentatlo (nesta última eram combinados o salto em distância, o lançamento de dardo e arremesso de disco, assim como corridas de velocidade e luta). Pessoas de todas as partes do território grego vinham assistir às competições, e se instalavam em barracas de campo nas redondezas de Olímpia e da cidade vizinha de Élide.

brasil-------------

O Brasil é um dos países com maior crescimento recente nos esportes olímpicos. Em 2016, o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas – é a primeira vez que uma cidade da América do Sul ganha a honra de sediar a competição. Porém, a primeira participação brasileira aconteceu apenas na sétima Olimpíada, em 1920, na cidade belga de Antuérpia.

1984 a 2008 – o crescimento dentro dos Jogos

1984 – Los Angeles

Com 151 atletas, o Brasil conquistou seu maior número de medalhas até então: foram oito no total, sendo um ouro, cinco pratas e dois bronzes. O topo do pódio ficou para Joaquim Cruz, que quebrou o recorde olímpico dos 800 metros rasos, enquanto a medalha de prata ficou com esportes coletivos de massa no país: o futebol e o vôlei. Na natação, Ricardo Prado foi segundo colocado nos 400 metros medley, assim como o judoca meio-pesado Douglas Vieira. A última prata ficou para os velejadores Torben Grael e Daniel Adler. O judô foi responsável pelos dois bronzes, com Walter Carmona e Luís Onmura.

Medalhas: 1 ouro, 5 pratas, 2 bronzes, 8 no total, 19.º entre 140 países.

1988 – Seul

O Brasil conquistou seu recorde de medalhas na história olímpica, com 15 – sendo três ouros, três pratas e nove bronzes. A primeira dobradinha da história brasileira aconteceu no vôlei de praia: Jacqueline e Sandra venceram, na final, Mônica e Adriana, levando ouro e prata, respectivamente. Os outros dois ouros vieram na vela: Robert Scheidt e Torben Grael, respectivamente nas classes Laser e Star. O basquete feminino chegou à decisão, ganhando a primeira medalha de prata da história dos esportes coletivos brasileiros. Na natação, Gustavo Borges levou a terceira prata brasileira nos 200 metros livre, além do bronze nos 100 metros. Fernando Scherer levou o bronze nos 50 metros. Mais bronzes vieram no atletismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com