TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania E Responsabilidade Social

Exames: Cidadania E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Iniciarei este trabalho comentando um pouco sobre a deficiência visual.

A deficiência visual é difinida como perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível da acuidade visual é variável o que determina dois grupos:

• Cegueira – perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, normalmente usa-se do sistema Braile como meio de leitura e escrita.

• Baixa Visão ou Visão Subnormal – pode-se ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.

Um assunto muito abordado, mas que infelizmente ainda existe o preconceito do empregador, muitos entendem que a deficiência afeta todas as funções de um indivíduo o qual não é uma verdade, pois temos muitos graus de deficiência.

O medo do novo, o achar que a pessoa não será capaz de realizar determinadas funções tornam o aprendizado demorado e mais difícil. Muitos empregadores preocupam-se no custo da adequação destes indivíduos na empresa, o que hoje também dificulta a inclusão destes no mercado.

A inclusão dessas pessoas na sociedade é muito importante mas para isso há a necessidade de se dispor as oportunidades.

Existe a Lei de Cotas que obriga as empresas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiências – é importante ressaltar também que a maioria das empresas não estão prontas para receber trabalhadores com deficiencias – na questão de equipamentos, infraestruturas, treinamentos e principalmente por que não conhecem as necessidades reais dessas pessoas.

A inclusão social pode ser feita através de condições adequadas de trabalho, como ajuste no computador, impressoras em Braile...Os custos são elevados, mas uma das maneiras de se ter auxílio nessas inclusões seria a ajuda do governo para com as empresas no sentido de adaptação dos ambientes e baixa nos impostos para os produtos específicos para aquisição, campanhas e atividades voltadas para os trabalhadores com deficiência.

A inclusão poderá ser feita através da melhoria nos estudos para deficientes visuais, pois hoje não há ações do governo nem de escolas com o intuito de capacitar e desenvolver estas pessoas.

Cargo / Descrição / Análise

• Analista de Cargos e Salários Jr.

• Administram pessoal e plano de cargos e salários; promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Analisa o desempenho do funcionário e sua respectiva retribuição salarial.

• Pré-Requisitos : Superior Incompleto, Curso na área de Custos e usuário de microcomputador

• Condição Visual : Cego ou Visão Subnormal.

Técnicas de Seleção

• Seleção Individual – a entrevista que é o perceber realizado entre duas pessoas, perguntas e respostas, onde pressupõe-se o conhecimento das principais respostas fornecidas, possibilita maior contato com o candidato;

• Técnica – aplicação de testes sendo eles situacionais ou psicológicos, existem testes que podem ser adaptados para deficientes visuais, que podem avaliar, por exemplo aspectos como Depressão, Impulsividade, Explosividade, Ansiedade, Emotividade, nos quais facilitam a decisão em um processo seletivo.

• Técnica – entrevista usando o sistema Braile ou até mesmo software instalados nos computadores. Hoje em dia é utilizado o software DOSVOX (ele possibilita o método de diálogo), em algumas escolas este método já é utilizado.

Esses métodos podem ser inclusivas, pois possibilita ao portador da deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com