TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial

Por:   •  19/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

1. APRESENTAÇÃO.

1.1. ABORGADEM DO TEMA.

As organizações empresariais cada vez mais incorporadas ao contexto social, principalmente a partir do século XX, têm se deparado com diversas demandas seja no contexto econômico, mercadológico, fiscal, social e ambiental. Da Revolução Industrial ao atual e globalizado momento a responsabilidade das empresas diante de seus agentes internos e externos modifica-se e cria novos desafios à gestão e seus desdobramentos.

Voltando à questão da RSE, um primeiro bom exemplo ocorre em 1919, com a contestação jurídica da família Ford contra a família Dodge, nos Estados Unidos. Antes do litígio, ambas as famílias eram co-proprietárias da Ford Corporation, a famosa fabricante de automóveis. Henry Ford queria a distribuição de parte do lucro da empresa para os funcionários que, em última análise, voltaria novamente para a Ford, pois, segundo o empresário, os funcionários se transformariam em futuros clientes da empresa. (GOMES, 2007, p. 30)

        A partir da temática aqui abordada – Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial – constata-se uma gama de ações sociais que as organizações empresariais, através de seus gestores, podem e devem adotar com o intuito de proporcionar melhorias tanto no ambiente de trabalho (interno) quanto fora dele (externo) mantendo uma boa imagem diante de seus acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e da sociedade como um todo onde se encontra potenciais novos clientes.

        Ao dimensionar claramente essas ações para os ambientes interno e externo, a organização valida a cidadania empresarial em todo seu processo de gestão.

        

O objetivo é “assegurar o desempenho ético correto e o desempenho ambiental adequado da empresa, melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e dependentes, usar o poder e a relação da empresa com seus fornecedores e concorrentes para mobilizá-los a serem socialmente responsáveis (por exemplo, não comprar de nenhum fornecedor que usa trabalho infantil), implementar normas de respeito ao consumidor e mobilizá-lo para atos de solidariedade, utilizar todos os espaços de comunicação para transmitir valores e informações de interesse da comunidade, etc.” (MELO NETO, 1999, p. 78)

        

1.2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.

Para efetivar as ações, a empresa necessita montar um cronograma, a partir de seu capital humano e econômico, direcionando efetivamente ao alcance de resultados positivos e público alvo.

 É importante que cada plano, programa e projeto tenha o seu alvo estratégico (publico- alvo, beneficiários diretos e indiretos) claramente definido, bem como a sua estratégia base.Para justificar a relevância do problema – violência contra os jovens -, os indicadores sócias devem ser bem explicitados sob a forma de numero de casos de violência, tipos de violência, incidências em determinados segmentos, áreas de incidência, tendências e projeções futuras desses índices.( MELO NETO, 1999, p. 62).

        Os reflexos advindos de uma gestão socialmente responsável e cidadã de uma empresa, têm um relacionamento direto com seu desempenho econômico. Apesar da necessidade de altos investimentos, verifica-se que ao final de um período o retorno financeiro seja favorável ao cotidiano empresarial.

        

1.3. EMPRESA PESQUISADA.

A Maia Indústria, Comércio e Importação Ltda está situada no município de Ananindeua-PA, registrada na Junta Comercial do Pará com capital social de duzentos reais e possuidora de quadro funcional de 42 colaboradores.

Com atuação no mercado desde 1997, pertence ao setor industrial ou secundário e desenvolve como atividade principal o processamento, corte e têmpera de chapas de vidro.

Um dos empreendedores, o Sr. Luiz Maia, idealizou o projeto de montagem da fábrica influenciado na época por experiências adquiridas em outras empresas do ramo com verificação predominante empírica do mercado, que apresentava-se promissor naquela ocasião.

A escolha do local de instalação do empreendimento obedeceu a diversos fatores, entre eles: proximidade à região metropolitana de Belém; localizada próxima ao único corredor viário de entrada e saída da cidade; facilidade no desembarque de sua principal matéria prima (chapas de vidro) e escoamento de seus produtos.

Com parque fabril medindo cerca de 900 m2 de área construída, a Maia sempre esteve em busca de novas tecnologias garantidoras do processo formador e fixador do nome da empresa no mercado.

1.4. PERGUNTAS DE PESQUISA.

        Depois de esclarecidas as delimitações tanto de tema quanto do problema, foram elaboradas as perguntas usadas nas entrevistas feitas na Maia.

        Buscou-se através das indagações abaixo listadas, mensurar quais os níveis impactantes da responsabilidade social e cidadania empresarial na gestão empresa Maia.

1. Existem ações que se caracterizem como socialmente responsáveis pela empresa?

2. Se ocorrem, qual a abrangência pretendida com essas ações?

3. Com que frequência são realizadas essas ações?

4. É realizada uma alguma avaliação do que foi pretendido versus o que foi realizado?

5. Com os resultados em mãos, a empresa pretende ampliar as ações?

6. Como essas ações implicam na gestão da empresa?

7. Quais os maiores desafios da implementação dessas ações para a gestão?

8. Há algum acompanhamento direto com os funcionários, para manter um ambiente            favorável, com relação ao bem estar de todos?

9. Como a empresa age, com relação à manutenção do relacionamento com o cliente?

10. A empresa costuma divulgar seu desempenho sócio-ambiental, ou seja, o impacto das suas atividades e medidas de prevenção quanto aos seus resíduos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com